Secretaria estabelece cronograma para novas penitenciárias

O secretário de Obras Públicas, Luiz Denirzo Caron, apresentou o cronograma com estimativa de conclusão de penitenciárias, delegacias e centros de sócio-educação na reunião Operação Mãos Limpas desta segunda-feira (10). De acordo com Caron, essas obras representam ?o avanço no setor penitenciário no Brasil, com estudo realizado há três anos, em projetos para ampliação de vagas no sistema?.

As próximas unidades prisionais a serem concluídas são o Centro de Detenção e Ressocialização (CDR) de Londrina, com capacidade para 960 vagas, e o Centro de Regime Semi-Aberto de Guarapuava, 324 vagas, com previsão para setembro. A conclusão dos CDRs de Cascavel e Francisco Beltrão, ambos totalizando 1.920 vagas, está prevista para novembro e, no mês seguinte, deve ficar prontos o Centro de Detenção Provisória de Maringá, em dezembro, com 960 vagas, de acordo com o cronograma da Secretaria de Obras. Para o primeiro semestre de 2007, a Secretaria estima que o CDR de Foz do Iguaçu esteja concluído e pronto para oferecer mais 960 vagas no Sistema Penitenciário.

Caron lembrou que já foram entregues o Centro de Detenção Provisória de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, em dezembro do ano passado, com 900 vagas, e, no fim de junho, o CDR de Piraquara, que recebe gradativamente os presos da Prisão Provisória de Curitiba – Ahu.

Voltar ao topo