Secretaria da Saúde inicia campanha de prevenção do câncer do colo do útero

A Coordenação Estadual do Programa de Prevenção e Controle do Câncer Ginecológico, da Secretaria de Estado da Saúde, iniciou a campanha de intensificação das coletas do exame preventivo do câncer de colo do útero. A ação está sendo realizada junto com as 22 regionais de saúde e seus coordenadores regionais, os 339 municípios do Paraná e suas secretarias municipais de saúde até o dia 14 de outubro.

O objetivo principal dessa intensificação é realizar exames nas mulheres que nunca colheram exame preventivo e aumentar a cobertura existente no Estado. Para tanto, a coordenação estadual planejou e distribuiu material educativo, de divulgação e de kits para a coleta do exame preventivo, que foram enviadas às regionais de saúde e aos municípios durante o mês de agosto.

Junto com o material educativo foi elaborado um cartão postal, que está à disposição dos municípios se quiserem articular com a direção das escolas estaduais e municipais a sua distribuição, como forma de estimular os alunos a cobrarem de suas mães a realização do exame preventivo.

?Possuímos no Paraná uma rede laboratorial completa, e que pode aumentar em até 50% os exames preventivos realizados todos os meses, o que seria indicado para mudar a epidemiologia da doença?, explica Maria Alice Panichi, da equipe de coordenação do programa de prevenção e controle do câncer ginecológico. Em 2004, morreram no Paraná 274 mulheres por câncer do colo do útero, que é uma doença completamente curável desde que descoberta no início.

?Temos certeza de que esta campanha será um sucesso. Vamos fechar o ano de 2005 com um aumento significativo das coletas de exames preventivos em todas as regionais de saúde e municípios paranaenses. Desta forma, estaremos beneficiando todas as mulheres do Estado?, afirma o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.

Segundo a equipe de coordenação do programa, devem ser buscadas sempre as mulheres que nunca realizaram o preventivo do câncer do colo do útero. ?Precisamos da ajuda de todos, e juntos poderemos evitar as mortes desnecessárias, pois o câncer de colo do útero pode ser evitado e curado se for descoberto no início?, conclui Cláudio Xavier.

Voltar ao topo