Secretaria da Saúde inaugura laboratório em Foz do Iguaçu

A Secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde inauguraram na noite de quinta-feira uma unidade de fronteira do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Paraná (Lacen-PR), em Foz do Iguaçu. A nova unidade realizará diagnósticos laboratoriais de aids, hepatite, dengue, meningite e água de consumo humano para toda a região da fronteira.

“Estamos descentralizando os serviços de saúde no Paraná, pondo em prática uma das diretrizes principais do Governo do Estado e da Secretaria da Saúde, e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos da fronteira”, afirmou o diretor geral da Secretaria, Carlos Manuel dos Santos, representando o secretário Cláudio Xavier. “Com a inauguração deste laboratório, demonstramos que é possível trazer a saúde às regionais e que elas participam das decisões da área.”

Foram investidos na montagem da nova unidade cerca de R$ 8 milhões em obras e equipamentos. Com esse investimento está sendo cumprida a lei federal no 8080, de 1990, que prevê a descentralização do diagnóstico laboratorial para que ele apresente resultados mais eficientes. O laboratório contará com 15 profissionais da área da saúde, incrementando o atendimento à população.

“A inauguração do novo laboratório é um marco para a fronteira e também para o Mercosul”, declarou Marlei da Rosa, diretora da 9a Regional de Saúde, com sede em Foz do Iguaçu, que abrange nove municípios. “Se tivermos água de boa qualidade nas cidades da fronteira, também teremos boa saúde na população. O Sistema Único de Saúde (SUS) não é só assistência, mas também vigilância sanitária”, completou.

“O novo laboratório dá o diagnóstico em tempo real. O novo serviço contribui para o resgate da população do Brasil e do Paraguai”, afirmou Alfredo Benatto, diretor geral do Laboratório Central de Saúde Pública do Paraná (Lacen).
Estiveram presentes na inauguração representantes da Secretaria da Saúde, do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, do Conselho de Saúde de Itaipu, das prefeituras de Foz do Iguaçu e de Matelândia e de outros municípios integrantes da 9.ª Regional de Saúde

Voltar ao topo