Secretaria da Saúde amplia leitos do SUS em Curitiba e região

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) assinou convênio com o Hospital Santa Edwiges, de Almirante Tamandaré, para o credenciamento de 35 novos leitos para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação beneficiará direta e indiretamente os 9,9 milhões de habitantes da capital e Região Metropolitana. “Esta é mais uma ação do governo para aumentar o número de atendimentos para a população. Estamos dentro do nosso plano de regionalização, evitando a centralização dos serviços em poucas cidades”, disse o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.

Atualmente a Região Metropolitana de Curitiba conta com 1.558 leitos de atendimento para o SUS. No início do ano passado, a Sesa já havia credenciado mais 39 leitos na região. “Essa ação da Secretaria é fundamental para manter o paciente em seu próprio município, evitando que ele vá para outras cidades procurar vagas. Além disso, diminuem os custos para o Estado e o desgaste para o paciente”, enfatizou o diretor-geral do Hospital Santa Edwiges, Luiz Fernando Kubrusly. Ele acredita que serão beneficiados diretamente 350 mil pessoas que residem em Almirante Tamandaré e cidades próximas, como Campo Magro e Rio Branco.

“O município merece este hospital e o credenciamento dos novos leitos. Certamente o secretário Municipal de Saúde fará todo o esforço para trabalhar em conjunto com a Sesa para que a população saia ganhando”, disse a diretora da 2ª Regional de Saúde, Marinalva Gonçalves.

O Hospital Santa Edwiges foi inaugurado em novembro do ano passado. “Até agora estávamos atendendo apenas consultas e cirurgias”, afirmou Kubrusly. Dos 35 leitos credenciados pela Secretaria, dez são para crianças e 25 para adultos. Em uma área de 1.200 metros quadrados, o hospital conta duas salas de cirurgia, um centro cirúrgico de baixa complexidade e uma clínica médica. Em uma segunda fase, o hospital vai ampliar para cinco as salas cirúrgicas e abrirá 12 leitos de UTI.

Voltar ao topo