Secretaria da Agricultura anuncia as perdas da safra com a estiagem

O secretário da Agricultura e Abastecimento em exercício Newton Pohl Ribas anuncia nesta quarta-feira, dia 23, às 14 horas, a estimativa de perda da safra 2004 devido à estiagem que atinge o Paraná nos últimos meses. Segundo dados divulgados por técnicos do Deral (Departamento de Economia Rural), as perdas financeiras estão projetadas hoje em mais de R$ 1,10 bilhão. A redução da produtividade da soja é responsável por 79,8% desta projeção, enquanto que o milho ocupa o segundo lugar, com 10,2%, e o restante, 10,0%, é proveniente de outras culturas. Os cálculos foram realizados pelo técnico Dirlei Manfio, responsável pelo Setor de Previsão de Safras.

A reavaliação da produção efetuada esta semana pelo Deral confirma, no caso da soja, perda de 16,3%. A expectativa de produção, em condições normais, que era de 12,4 milhões de toneladas, caiu para 10,4 milhões. No caso do milho normal, a previsão inicial era de uma colheita de 7,16 milhões de toneladas, passando agora para 6,88 milhões, com perda de 3,9%. O milho- safrinha apresentará uma área de 1 milhão de hectares, 10% inferior à plantada em 2004.

As regiões mais atingidas pela falta de chuvas regulares e que estão registrando maiores prejuízos com a soja são as de Cascavel, com perdas de 13,2%; Campo Mourão, com 22,23%; Francisco Beltrão, com 45%; Toledo com 16,4%; e Jacarezinho, com 12,7%.

De acordo com os técnicos do Deral, regiões altamente produtivas como Ponta Grossa também registram queda na produção em torno de 7%; Cornélio Procópio 10% , e Maringá 15%.

Voltar ao topo