Saúde quer dar atendimento psiquiátrico nos serviços de urgência

O Ministério da Saúde poderá incluir atendimento psquiátrico nos seus serviços de urgência, como o Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU/192 ). O assunto será discutido de hoje até quarta-feira na cidade de Aracaju (SE), durante a I Oficina Nacional de Atenção às Urgências e Saúde Mental ? Diálogos sobre Política Nacional de Atenção às Urgências e Reforma Psquiátrica.

De acordo com o Ministério da Saúde, a partir da oficina serão definidos protocolos, cuidados éticos, relações intersetoriais e limites no atendimento de pacientes em crise, como nas tentativas de suicídio, alucinações, delírios, depressões e outros quadros.

O evento também se destina a discutir uma mudança na cultura da atenção à emergência psiquiátrica entre os profissionais de saúde que atuam no SAMU/192. O objetivo do Ministério da Saúde é integrar esse serviço aos já existentes Centros de Atenção Psicossocial (Caps), serviços de atenção diária criados para substituir as internações hospitalares.

O SAMU/192 é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) de atendimento pré-hospitalar. Para acioná-lo, basta ligar para o telefone 192. No Brasil, 13 SAMUs já estão habilitados e funcionam 24 horas.

Voltar ao topo