Saúde intensifica prevenção contra câncer na Semana da Mulher

A Secretaria Municipal da Saúde estará intensificando as ações de prevenção contra o câncer de mama e de útero ao longo da semana, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, 8 de Março. As equipes das unidades de saúde vão orientar as mulheres para a importância da realização dos exames, promover palestras, distribuir material educativo e reforçar, em relação ao câncer de mama, a necessidade de realizar o auto-exame em casa.

Na terça-feira (08), está programada uma grande mobilização da Boca Maldita, das 10h às 17h, uma promoção da Comissão da Mulher do Conselho Municipal da Saúde e diversas entidades da sociedade civil. Na quarta-feira (08), às 18 horas, na Biblioteca Pública do Paraná, será lançado o projeto "Capacitação de Mulheres em Controle Social das Políticas Públicas", uma realização da Confederação das Mulheres do Brasil.

Na Boca Maldita, diversas entidades ligadas ao movimento de mulheres estarão distribuindo folhetos educativos à população, com informações sobre atenção integral à saúde da mulher e adoção de hábitos saudáveis de vida. Profissionais do Hospital Erasto Gaertner, instituição que é referência nacional no tratamento de câncer, vão dar orientações sobre exames preventivos e a maneira correta de fazer o auto-exame na mama.

Em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde deu início em março de 2002 ao Programa de Controle do Câncer de Mama, com uma ampla campanha educativa e a ampliação do acesso a exames clínicos e mamografias. O controle é feito a partir da captação de mulheres, educação para promoção da saúde e auto-cuidado, orientação para o auto-exame e exame clínico anual das mamas.

As ações se somaram ao Programa Viva Mulher, de controle do câncer de útero. Os resultados do Viva Mulher são comprovados pelo número de mamografias feitas, uma média de 3 mil por mês, e de exames citopatológicos, para diagnóstico do câncer de colo de útero. No ano 2000, 16.939 mulheres fizeram a mamografia. Em 2003, o número pulou para 33.493. No ano passado, foram 36.952 exames. Em relação ao exames citopatológicos, foram 105.654 em 2003, e no ano passado,104.847.

Mama

O Programa Viva Mulher funciona em todas as unidades de saúde. No caso da mama, se o exame clínico na unidade de saúde apresentar resultado alterado, a mulher deverá fazer a mamografia. Se o resultado da mamografia ou ecografia apresentar alterações, a paciente será encaminhada para a Unidade de Saúde da Mulher (biópsia); ao Hospital Erasto Gaertner (patologia maligna) ou a outros hospitais conveniados (patologia benigna).

O programa em Curitiba foi assim estruturado: mamógrafo e ecógrafo disponíveis na Unidade de Saúde da Mulher; ampliação de mamografias para atender a demanda reprimida – mais um mamógrafo foi adquirido e repassado ao Hospital Erasto Gaertner; médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem foram capacitados para orientar as mulheres em relação à importância do auto-exame, exame clínico e prevenção.

O Programa Mulher de Verdade também envolveu os agentes comunitários de saúde nas ações de prevenção. Os agentes foram sensibilizados para o recrutamento de mulheres e repasse de informações sobre medidas de prevenção contra o câncer de mama. Foi produzido pelo programa material educativo e de divulgação, elaborado protocolo técnico e organizado o fluxo de atenção à saúde da mulher.

Voltar ao topo