Saúde do Paraná se prepara para pneumonia atípica

A Secretaria de Estado da Saúde já adotou todas as providências recomendadas pelo Ministério da Saúde para evitar a entrada da Síndrome Respiratória Aguda Grave, a pneumonia atípica, no Paraná. Equipes da vigilância sanitária estão fazendo distribuição de panfletos informativos e trabalhando para identificar casos suspeitos nos aeroportos internacionais de São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu e no porto de Paranaguá, em especial em pessoas vindas de países da Ásia e do Canadá.
Se houver a identificação de casos suspeitos, com os sintomas de febre alta, tosse seca, dificuldade para respirar, fadiga e sudorese (parecidos ao de uma gripe forte ou de uma pneumonia), eles serão encaminhados ao posto local da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Secretaria estadual colocou em alerta três hospitais do Estado – Hospital de Clínicas, em Curitiba, Hospital Universitário de Londrina e a Santa Casa de Foz do Iguaçu. As unidades de saúde também estão preparadas para atuar no isolamento dos pacientes supostamente contaminados e providenciar equipamentos para proteger a saúde dos profissionais envolvidos no atendimento.

Voltar ao topo