Saúde aponta aumento de 10% no número de casos de dengue até junho

Brasília – O número de casos de dengue no país aumentou 10% no primeiro semestre. Dados da Secretaria de Vigilância de Saúde do Ministério da Saúde apontam que em igual período no ano passado foram notificados 179.382 casos e neste ano, 198.922. Já o índice de febre hemorrágica da dengue, a forma mais grave da doença, caiu de 463 casos no primeiro semestre de 2005 para 278 neste ano.

De acordo com a pesquisa, o número de mortes pela doença também diminuiu, passando de 45 para 23. O estado do Ceará apresentou o maior número de pessoas com a febre hemorrágica da dengue. Já os estados do Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Para, Paraíba, Roraima e Sergipe ainda não apresentaram casos mais graves da doença.  

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, explicou que "enquanto não tivermos vacina, sempre haverá risco de transmissão de dengue". E defendeu a necessidade de continuar com os programas de erradicação, já que o clima brasileiro propicia o surgimento da doença. "Não há um verão desde 1986 que não tenha sido marcado por epidemia de dengue?, acrescentou.

Barbosa alertou que a população não deve esperar a ajuda de agentes para combater os focos da doença: ?Pode-se colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, eliminando o risco imediato, ou denunciar a existência de lixo ou água parada". E informou que as ações de controle e combate à dengue já estão sendo preparadas para o verão de 2007: "Treinaremos os médicos e agentes, e organizaremos em novembro o Dia D de Mobilização Contra Dengue?.

A chegada do verão e o início da temporada das chuvas favorecem a proliferação do mosquito em locais com acúmulo de água limpa, como cisternas, latas, pneus e os pratos sob os vasos de plantas.

Voltar ao topo