São Paulo vence o Galo por 1 x 0 e lidera o Brasileirão

Sâo Paulo, 06 (AE) – O São Paulo venceu o Atlético Mineiro por 1 a 0 na noite desta terça-feira no Morumbi e assumiu temporariamente a liderança do Campeonato Brasileiro com 24 pontos ganhos. O Tricolor pode ser superado pelo Palmeiras, que nesta quarta-feira recebe o Juventude, mas comemorou o resultado. Com a vitória, o time a parece ter superado de vez o abatimento provocado pela eliminação nas semifinais da Libertadores – e garantiu sua segunda vitória consecutiva no campeonato (no sábado bateu a Ponte por 2 a 0) – desempenho que não conseguia desde o final de maio.

O Atlético Mineiro, por sua vez está cada vez mais ameaçado. O time permanece com 13 pontos e corre sério risco de entrar na zona de rebaixamento.

São Paulo e Atlético fizeram o jogo ruim tecnicamente. Com muita marcação no meio-de-campo, os ataques praticamente não criaram situações de gol. Os goleiros foram muito pouco exigidos. Por conta disso, o gol saiu num lance acidental e, apenas no segundo tempo. Grafite cruzou alto para o centro da área do Atlético e Danilo subiu para cabecear entre dois adversários. Sem jeito, ele desviou a bola, que entrou no canto esquerdo do goleiro Eduardo. No lance ele ainda bateu com a cabeça na cabeça do volante Emerson (do Atlético). Este foi o segundo gol de Danilo em 33 jogos pelo São Paulo.

A vitória sobre o Atlético-MG colocou o São Paulo na liderança mas trouxe problemas. A equipe terá muitos desfalques para o clássico de sábado contra o Santos. Cuca, que já tem um elenco pequeno, não poderá escalar Cicinho, expulso por uma dura falta em Rubens Cardoso; Alexandre, que levou o terceiro amarelo; Diego Tardelli, suspenso por mais dois jogos pela expulsão contra o Paysandu; Luís Fabiano, que está na Seleção na Copa América; e Rodrigo, com o braço fraturado. Além de Jean, envolvido em um problema jurídico que o impede de jogar.

“Não gosto de chorar o leite derramado. Gosto de dar moral para quem entra. Vamos com o melhor que tivermos. Não temos time para dar show, mas vamos lutar muito. Quem está jogando bonito hoje em dia? Esses três pontos contra o Atlético e mais os três contra a Ponte vão fazer muita diferença no final. O Cicinho foi infantil na expulsão e nos prejudicou”, comentou Cuca.

Se depender do goleiro Rogério Ceni, o técnico não abrirá mão do esquema com três zagueiros, utilizado nesta terça-feira e contra a Ponte Preta, no sábado. “Desse jeito, nós conseguimos ter um time muito consistente. No primeiro tempo tivemos o Edcarlos, o Lugano e o Fabão e no segundo, o Fábio Santos é que ficou na zaga, com a saída do Edcarlos. Fomos muito bem assim e tomara que o Cuca mantenha esse esquema contra o Santos.”

Ceni agradeceu a presença da pequena torcida, que, nesta terça gritou o seu nome. “Nós precisamos muito da nossa torcida. Contra a Ponte, tinha três mil, hoje quatro mil e quem sabe no próximo jogo não teremos dez mil torcedores. Com eles, tudo é mais fácil.”

Ele elogiou muito Alê ? volante de 18 anos ? que estreou nesta terça no Brasileiro. “O garoto mostrou muita personalidade e ajudou bastante o time. Lutou sempre e superou o desentrosamento. É um reforço a mais. E logo, teremos o César Sampaio, um grande jogador.” Com tantos desfalques, Grafite espera ser mantido para o jogo contra o Santos.

“O Tardelli foi suspenso e deve sobrar um lugar para mim. Eu não esperava ficar no banco porque saí do time por suspensão e não por deficiência técnica, mas respeito sempre o que o treinador pede.

Grafite participou do gol do São Paulo, mas foi autor de uma jogada insólita aos 24 minutos do segundo tempo, quando derrubou o bandeirinha Elson Sena Filho, com um carrinho. O auxiliar chegou a ser atendido pelo médico José Sanchez.

Enquanto o São Paulo tem o clássico contra o Santos na próxima rodada, o Atlético-MG enfrenta seu maior rival: pega o Cruzeiro no Mineirão.

Ficha Técnica – São Paulo 1 x 0 Atlético-MG. Gol ? Danilo aos 9 minutos do segundo tempo.

São Paulo ? Rogério Ceni; Fabão, Lugano e Edcarlos (Grafite); Cicinho, Alexandre, Fábio Simplício (Alê), Danilo e Fábio Santos; Vélber e Diego Tardelli (Márcio). Técnico ? Cuca.

Atlético-MG ? Eduardo; Alessandro, Gaúcho, Adriano e Rubens Cardoso; Emerson, Márcio Araújo, Dejair (Wagner) e Juninho (Tucho); Quirino (Enrico) e Alex Mineiro. Técnico ? Paulo Bonamigo.

Juiz ? Luís Antônio Silva Santos (RJ).

Cartão amarelo ? Grafite, Alexandre, Emerson e Tucho.

Cartão vermelho ? Cicinho.

Renda ? R$ 50.042,00.

Público ? 4.529 pagantes.

Local ? Morumbi.

Voltar ao topo