Sanepar ganha Prêmio Expressão de Ecologia

A Sanepar, mais uma vez, é a vencedora do Prêmio Expressão de Ecologia, a mais importante premiação ambiental do Sul do Brasil. A Companhia de Saneamento do Paraná conquistou o prêmio na categoria Controle da Poluição ? Gestão de Resíduos Sólidos no Setor de Comércio e Serviços, com a experiência Programa Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa em Gerenciamento e Disposição Final de Lodo de Esgoto. Este é o terceiro ano consecutivo que a Sanepar conquista o Prêmio Expressão de Ecologia, concedido pela Editora Expressão. A entrega está programada para o dia 25 de novembro, em Triunfo (RS).

A disposição final do lodo proveniente do tratamento do esgoto é um dos problemas emergenciais do Brasil e continua representando um desafio em todo o mundo. ?O lodo tem sido um dos resíduos mais críticos gerados nas estações de tratamento de esgoto (ETEs), devido ao grande volume produzido e aos custos elevados de gerenciamento que compreende o processamento e a disposição final do produto?, informa a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa. A gestão de resíduos representa entre 20% e 60% dos custos operacionais de uma estação de tratamento de esgoto.

A produção do lodo tem correlação direta com os níveis de atendimento com coleta e tratamento do esgoto doméstico. Como no Paraná, a Sanepar está investindo prioritariamente neste sistema, a produção de lodo cresce ano a ano.

Mundialmente, o gerenciamento e a disposição do lodo vêm sendo pesquisados há décadas e diversas tecnologias foram desenvolvidas. A reciclagem agrícola se destaca como melhor opção, tanto pela adequação sanitária e ambiental como pela viabilidade econômica, desde que o resíduo atenda padrões satisfatórios de qualidade. A reciclagem resolve um grave problema ambiental urbano: ao mesmo tempo em que atua no desenvolvimento da agricultura sustentável.

Na Sanepar, a pesquisas tiveram início na década de 80. As pesquisas permitiram o desenvolvimento de sistema de planejamento, operacionalização e gestão do uso agrícola do lodo de esgoto idealizado para as condições socioambientais brasileiras e embasado em critérios sanitários e agronômicos locais.

Pesquisa

Durante os vários anos de estudo, foram pesquisadas as interfaces do processo de reciclagem do lodo como fertilizante levando em conta as características do sistema de tratamento de esgoto, o perfil de saúde da população e as condições ambientais do Paraná.

Em função disso foram investigados os teores de metais pesados, controle da eficiência dos métodos de higienização do lodo, estudo da viabilidade econômica, avaliação da aceitação dos produtores rurais e dos consumidores, recomendações agronômicas, parâmetros para a operação e análise de alternativas de pós-tratamento visando a correta estabilização do lodo e implementação em escala real dos planos de distribuição desse resíduo.

Foram definidas as principais variáveis do estabelecimento dos critérios para a reciclagem, organizadas em torno de três grupos temáticos: ambiental, agronômico e sanitário, em que foram realizados estudos específicos, buscando respostas para cada uma das questões levantadas.

Voltar ao topo