Sal e açúcar

Não há meio termo. Há os que gostam e os que odeiam. A combinação de sabores salgados e doces nem sempre é bem sucedida e os que rejeitam costumam repetir frases prontas, como “prefiro comer a sobremesa no momento adequado, não junto com a refeição”.

Mas são minoria. Mesmo antes de os pratos agridoces se desenvolverem na culinária internacional, quase todos nós temos histórias em família de alguém que misturava sabores inusitados. Frutas, como banana e laranja, por exemplo. Em alguns casos, banana à milanesa para acompanhar assados. E algumas excentricidades, como fatia de goiabada no feijão.

Com o passar do tempo aquilo que de início era tratado como “à Califórnia” para explicar o toque adocicado no prato salgado abriu um leque enorme de variações, a ponto de alguns chefes de hoje serem inteiramente dedicados a essa prática, montando cardápios inteiros nessa linha gastronômica.

E as influências vieram de todos os lados. Dos indianos veio a combinação com maçãs, dos mexicanos o abacate em guacamole, dos orientais o coco, dos franceses os damascos, ameixas e frutas vermelhas e o paladar ganhou uma imensa gama de paladares. Não há restaurante por aqui que não tenha pelo menos um prato salgado com toque adocicado. Até mesmo as churrascarias incluem o abacaxi grelhado em seus rodízios.

Claro que a elaboração de um prato desses exige certos cuidados. Qualquer exagero por transformar uma fusão entre dois sabores distintos em um desastre, principalmente se o agridoce se sobrepuser, anulando o ingrediente principal.

Proporção correta que faz o sucesso da Salada de folhas verdes com presunto cru e figo ao vinagrete de amora, concebida pelo chefe Sergio Arno para o seu La Pasta Gialla, com rede em todo o Brasil e duas casas em Curitiba. Arno mistura o queijo brie, o presunto de Parma e o figo com um vinagrete de amoras com toque de mel. Um sotaque mais oriental vem nessa Salada de manga e camarão, inspirada em receita de Fran Jubran, do blog Frango com Banana. Amendoim, nampla (o molho de peixe tailandês), kani kama e açúcar estão entre os ingredientes selecionados.

O camarão, aliás, se dá muito bem com o tempero agridoce. Que o diga o chefe Fábio Campos, do At’ Home Cozinha Internacional (que, aliás, tem fechamento anunciado para o fim deste mês). Ele segue a mesma linha oriental para apresentar a sua Coroa de camarões com musseline de moranga ao molho de leite de coco e requeijão cremoso.

Há também duas opções com peixe. Uma variação do que normalmente é feito com camarão, o Peixe na moranga, é sugestão da Culinária Unilever, com caldo de bacalhau e leite de coco. A outra é de Mauro Dias, chefe do Babilônia Gastronomia e Cia., um Salmão Imperiale, que vai ao forno e chega junto com um risoto maçã, damasco e um molho com espumante, uvas, creme de leite e ovas de capelin.

A já reconhecida combinação com carne de porco chega na forma de molho para massa na receita cedida pela marca Dona Benta do Parafuso com molho de lombo agridoce, que leva maçã, manga, uvas-passas e cubos de lombo para acompanhar os parafusos. E também dá certo com frango, como na sugestão da Queensberry para a utilização de sua geléia de physalis (aquela pequena fruta amarela e ácida, que parece uma flor com pétalas secas). A Saltimboca de physalis pode muito bem impressionar como prato principal de uma refeição chique e ainda leva tomate seco, rúcula e mussarela de búfala.

E na pizza, então? Nos primeiros tempos havia apenas a califórnia, mas hoje há uma gama de sabores de frutas. Como uma das campeãs da Baggio Pizzeria & Focacceria, a Pizza havaiana, que leva mussarela, presunto cozido e pedaços de abacaxi.

Alternativas interessantes, portanto. Para agradar aos que se deixam levar pela combinação de sabores e tentar convencer aos demais que nem sempre é na sobremesa que o toque açucarado tem realce maior.

Bom apetite!

Salmão Imperiale

Por Mauro Dias, ,chef do Babilônia Gastronomia e Cia.

Ingredientes:

250 g de salmão

20 g de uva thompson

1 colher (sopa) de ovas vermelhas de capelin

20 g de maçã verde cortada em cubos

20 g de damasco seco cortados em cubos

1 pitada de pó de açafrão

½ tablete de caldo de galinha

60 g de arroz arbóreo (pré-cozido)

20 g de manteiga

20 g de parmesão ralado

1 colher (sopa) de azeite de oliva

50 ml de espumante

50 ml de vinho branco

200 ml de caldo de legumes

150 ml de creme de leite fresco

Modo de preparo:

Leve o salmão (sal a gosto) ao forno pré-aquecido em 180°C por aproximadamente 15 minutos.

Enquanto isso, em uma panela, refogue o arroz arbóreo (já pré-cozido) com o vinho, o caldo de legumes, o caldo de galinha e a pitada de açafrão até secar, mexendo sempre. Acrescente a maçã, o damasco, a manteiga, o azeite de oliva e o parmesão, mexendo sempre até ficar cremoso.

Molho

Em outra panela, reduza o espumante e acrescente o creme de leite, a uva e as ovas até ferver.

Montagem

Em um prato grande, coloque o risoto na parte superior e o salmão ao lado, cobrindo com o molho.

Babilônia Gastronomia & Cia.
Endereço: Alameda Dom Pedro II, 541 – Batel
Telefone: (41) 3566-6464

Pizza havaiana

Dos pizzaiolos da Baggio Pizzeria & Focacceria

Andréa Paccini

Ingredientes:

Massa de pizza tradicional

6 tomates italianos

1 colher (sopa) de óleo de canola

1 pitada de sal

400 g de mussarela ralada

200 g de presunto cozido picado (sem capa de gordura)

400 g de abacaxi in natura ou uma lata da fruta em rodelas

Modo de preparo:

Lave os tomates em água corrente e bata no liquidificador com o óleo e o sal.

Na massa de pizza, espalhe o molho com o auxilio de uma colher do centro para as bordas. Cubra com a mussarela, acrescente o presunto e finalize com o abacaxi picado em cubos.

Asse em forno convencional a 280 graus por 30 minutos ou em forno à lenha por 3 minutos.

Rendimento: 8 fatias.

Baggio Pizzeria & Focacceria
Água Verde – (41) 3244-7218
Juvevê – (41) 3353-7171
Champagnat – (41) 3339-6262
Jardim das Américas – (41) 3266-7272
Joinville – (47) 3026-4242
Site: www.pizzariabaggio.com.br

Coroa de camarões com musseline de moranga ao molho de leite de coco e requeijão cremoso

Por Fabio Campos (chef) e Marcelo Gonçalves (restauranteur), do At’ Home Cozinha Internacional

Ingredientes:

3 camarões extra grandes com casca

500 g de moranga madura

250 ml de leite de coco

50 g de Catupiry

2 colheres (sopa) de mel

1 colher (sopa) de azeite de dendê

1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem

1 colher (sopa) de manteiga

1 talo de capim-limão

1 ½ colher (sopa) de molho de peixe tailandês (Nampla)

Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Camarões

Com uma tesoura, abra as costas dos camarões, tomando cuidado para não separar a cabeça do corpo. Limpe-os e lave-os, inclusive a parte interna da cabeça. Em uma frigideira quente, coloque o azeite de oliva e grelhe os camarões já temperados a gosto, até que fiquem com uma cor dourada, por mais ou menos 6 minutos, virando-os na metade do tempo. Reserve.

Musseline

Corte a moranga em pequenos pedaços, disponh,a-os em uma assadeira e despeje o mel, uma pitada de sal e de pimenta. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por uns 30 minutos a 200º.C  ou até que estejam bem macias. Passe os pedaços em um espremedor de batatas e seque o líquido excedente. Acrescente o azeite de dendê e tempere com sal e pimenta, até que os sabores, doce da moranga e salgado do sal, fiquem equilibrados. Junte a manteiga e misture.

Molho

Numa panela média, ferva o leite de coco e acrescente o talo de capim-limão. Deixe reduzir por uns 10 minutos e junte o requeijão cremoso. Tempere com o molho de peixe e pimenta a gosto.

Montagem

Aqueça os camarões no forno e disponha a musseline no centro do prato, colocando os camarões em volta e regando-os com o molho. Se preferir jogue um pouco de coco queimado por cima do molho e um ramo de manjericão fresco.

Restaurante At’Home Cozinha Internacional
Al. Dom Pedro II, 317 – Batel
Fone: (41) 3079-7317
Site: www.athomecozinhainternacional.com.br

Parafuso com molho de lombo agridoce

Receita cedida pela marca Dona Benta

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo

500 g de lombo de porco cortado em cubos médios

1 tablete de cubo de caldo de bacon

2 xícaras de água fervente

1 maçã grande cortada em cubos médios

1 manga grande cortada em cubos médios

½ xícara de uvas-passas pretas sem sementes

1 colher (sopa) de farinha de trigo tradicional Dona Benta Tipo 1

1 embalagem de macarrão de sêmola com ovos Dona Benta parafuso

½ xícara (chá) de nozes picadas para polvilhar

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e frite o lombo até dourar bem.

Dissolva o tablete de caldo de bacon na água fervente, despeje sobre a carne e tampe a panela. Cozinhe por cerca de 25 minutos a partir do início da pressão.

Enquanto isso, prepare o macarrão Dona Benta conforme as instruções da embalagem.

Retire a pressão da panela de pressão, acrescente a maçã, a manga e as uvas-passas e cozinhe por mais 3 minutos. Polvilhe a farinha Dona Benta aos poucos, mexendo sempre para não formar grumos.

Escorra bem a massa, passe para uma travessa, regue com o molho, polvilhe com as nozes e sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções.

SAC Dona Benta: 0800 726 2020
Site: www.donabenta.com.br

Peixe na moranga

Da Culinária Unilever

Ingredientes:

1 moranga de aproximadamente 2 quilos

½ xícara de água

2 cubos de caldo de bacalhau Knorr

1 embalagem de polpa de tomate Pomodoro (260 g)

1 vidro pequeno de leite de coco (200 ml)

300 g de filé de peixe picado

Folhas de coentro picadas

Modo de preparo:

Em uma panela grande, coloque a moranga e cubra-a com água. Cozinhe até que ela fique macia. Retire a moranga da água, corte uma tampa na sua parte superior e remova as sementes e a polpa. Reserve a polpa.

Em uma panela média, ferva a água e dissolva os cubos de caldo de bacalhau Knorr. Acrescente a polpa de tomate Pomodoro e cozinhe, com a panela parcialmente tampada, por 10 minutos ou até o molho encorpar levemente. Junte o leite de coco e o filé de peixe. Cozinhe por 5 minutos ou até o peixe ficar macio. Misture a polpa reservada e coloque na moranga.

Salpique coentro picado e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções.

Salada de folhas verdes com presunto cru e figo ao vinagrete de amora

Por Sergio Arno, chef do restaurante La Pasta Gialla

Roberta Cardoso

Salada de presunto cru

70 g de folhas verdes

1 figo

80 g de queijo brie

½ fatia de pão italiano

25 g de presunto parma

40 ml de vinagrete de amora

Sele o pão italiano no ponto de bruschetta. Disponha o queijo brie sobre o pão e gratine.

Disponha as folhas verdes no centro do prato e as bruschetas de queijo em volta.

Coloque o presunto sobre as folhas verdes e regue com o molho.

Vinagrete de amora

200 g de amora congelada

20 ml de mel

30 ml de vinagre branco

10 ml de vinagre balsâmico

50 ml de água

Sal e pimenta-do-reino

100 ml de azeite

Faça o vinagrete, aquecendo primeiramente os vinagres, o mel e as frutas vermelhas até reduzir pela metade. Resfrie e adicione o azeite. Acerte a pimenta e o sal.

Montagem:

Disponha as folhas verdes no centro do prato, as bruschettinhas em volta, com o figo sobre as bruscheta de queijo. O presunto de parma sobre as folhas verdes, regando o molho sobre.

La Pasta Gialla Curitiba
Rua Coronel Dulcídio, 250 – Batel
Park Gourmet – Park Shopping Barigui – Piso G5
Fones: (41) 3077-8010, 3019-5010 e 3317-6910

Salada de manga e camarão

Baseada em receita de Fran Jubran, do blog Frango com Banana

Anacreon de Téos

Ingredientes:

1 manga cortada em cubos

2 colheres (sopa) de amendoim torrado

100 g de camarão cozido em água e sal

1 colher (chá) de hortelã picada

1 pimenta dedo-de-moça cortada em juliene

1 colher (chá) de nampla

1 colher (chá) de suco de limão

1 colher (chá) de açúcar

2 bastões de kani kama desfiados

6 folhas de alface roxa rasgadas

Ingredientes:

Misture todos os ingredientes em uma tigela e deixe por uns 20 minutos na geladeira antes de servir.

Rendimento: 2 porções.

Saltimboca de physalis

Produção Queensberry

Ingredientes:

2 peitos de frango

200 g de mussarela de búfala fatiada

15 folhas de rúcula picadas

6 tomates secos picados

3 colheres (sopa) de Geléia de Physalis Queensberry

2 conchas de caldo de frango com legumes

100 g de farinha de trigo

1colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo:

Tempere o frango, divida o peito em dois pedaços e abra o mais fino possível para se enrolar com o recheio em seguida. Reserve por algum tempo para pegar o tempero.

Recheie o frango com a rúcula, o tomate seco picado, a mussarela de búfala e a geléia de physalis e enrole – se necessário prenda com alguns palitos. Passe na farinha de trigo e frite com a manteiga em fogo baixo. Quando o frango estiver levemente dourado acrescente o caldo, tampe a frigideira e deixe cozinhar por alguns minutos.

Retire o frango da frigideira e fatie cada peito em quatro pedaços (cuidado para não desmontar o rolê). Coe o caldo e apure um pouco mais.

Sirva num prato com as fatias de frango e o caldo em volta.

Rendimento: 4 porções.

Queensberry (Kiviks Marknad)
SAC (11) 6875-4001
Site: www.kiviks.com.br

Voltar ao topo