Safra de sucesso

Como se previa, as estimativas atualizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão do Ministério da Agricultura, confirmaram o excelente desempenho da produção agrícola durante o ciclo 2006/07, graças à expansão de 11,8% nos índices médios de produtividade dos grãos, cereais e fibras.

Segundo a Conab, os números finais da safra deverão ficar 8,6% acima dos 120,77 milhões de toneladas colhidos no ano passado, com o apreciável acréscimo de 10,33 milhões de toneladas.

O aumento da produtividade das principais lavouras foi fator determinante para o crescimento das safras no Paraná (18%), Rio Grande do Sul (7%) e São Paulo (6,7%). Houve igualmente reflexos positivos em Mato Grosso (10%), Mato Grosso do Sul (21%), Goiás (13%), Bahia (17%) e Minas Gerais (16,7%).

Soja, algodão, milho verão e milho safrinha foram os produtos em destaque no ciclo agrícola prestes a se encerrar, que ainda contou com o aspecto fundamental do clima favorável ao longo de todas as fases de implantação e desenvolvimento das culturas.

O novo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, não poderia contar com melhores auspícios ao assumir a pasta, senão o momento em que o País comemora a colheita duma safra recorde.

Não só a ajuda do clima, mas, sobretudo, uma política setorial ajustada à realidade, que Stephanes decerto vai ampliar, estão na base desse sucesso.

Voltar ao topo