Ruas do bairro do Batelm, em Curitiba, terão estacionamento rotativo

A Prefeitura de Curitiba vai ampliar a área de Estacionamento Regulamentado (EstaR) no bairro Batel a partir desta semana, atendendo a uma reivindicação dos comerciantes da região. Representantes de 100 estabelecimentos comerciais apresentaram um abaixo-assinado em setembro para pedir a implantação do estacionamento rotativo.

A primeira etapa de mudanças inclui trechos das ruas Antônio Baby, Gonçalves Dias e Nossa Senhora Aparecida. As placas já começaram a ser instaladas, e o trabalho segue até o fim da semana. Serão 209 vagas para estacionamento rotativo de carros, duas de carga e descarga, 15 para motos e seis vagas de parada por 15 minutos, próximas a farmácias e agências bancárias.

Até o fim do ano, o EstaR deverá ser estendido a trechos das ruas Bruno Filgueira, Carneiro Lobo, Costa Carvalho, Francisco Rocha, Acir Guimarães, Ângelo Sampaio, Estevão Bahião, Silveira Peixoto e Praça do Japão.

A proprietária da loja de acessórios e bijuterias Cuore, Uchi Kaesemodel, faz parte do grupo de empresários que deu início ao abaixo-assinado para a implantação do EstaR. Ela conta que as vagas ficam ocupadas o dia inteiro pelos mesmos carros, que muitas vezes pertencem aos funcionários das empresas da região. "Há seis anos, quando nos instalamos aqui na rua Antônio Baby, não havia problema. Mas hoje em dia todo mundo tem carro, e o espaço precisa ser aproveitado de forma mais justa", afirma ela.

As proprietárias da agência de viagens EuroUsa, Larissa e Tatiana Hyczy, comemoraram a instalação do EstaR na rua Antônio Baby. Elas decidiram que vão dar folhas do EstaR para os clientes, mas têm certeza de que o custo será compensado pelo movimento maior de compradores. "A medida adotada pela prefeitura é um grande incentivo para a economia local", diz Tatiana.

O sistema EstaR foi criado em 1971 para garantir a rotatividade nas vagas de estacionamento e parada na região central. Também foi adotado em pontos de grande movimento da cidade, como a região da Praça da Ucrânia, na avenida Padre Anchieta, no Bigorrilho, e na avenida República Argentina, na altura da igreja do Portão, num total de 6,3 mil vagas.

Cada cartão custa R$ 0,75 e dá direito a usar a vaga por uma hora. O motorista pode utilizar até dois cartões para ficar estacionado no máximo duas horas. Depois desse período não pode continuar na mesma face da quadra, e só pode voltar ao mesmo trecho depois de um intervalo de duas horas.

Voltar ao topo