Rodovia é recuperada com asfalto borracha

As obras de recuperação dos 45 quilômetros da PR-092, entre Wenceslau Bráz e Quatiguá, no Norte Pioneiro, estão apresentando uma nova característica às rodovias estaduais do Paraná. Pela primeira vez na história, o DER utiliza o asfalto borracha, feito com pneus reciclados, para recuperar um trecho de rodovia.

Segundo o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, o investimento na técnica é a demonstração da intenção do governo em utilizar tecnologias novas e aprimorar o conhecimento do corpo de funcionários do DER. "Estamos investindo na recuperação da capacidade operacional do DER, na aquisição de materiais, na reativação de setores e também no aprimoramento técnico dos funcionários", destaca.

O engenheiro Armando Morilha Júnior, especialista em modificação de asfaltos, afirma que a durabilidade do asfalto borracha chega a ser 30% maior que a do asfalto comum além de ser uma ótima alternativa para o destino dos pneus usados, que acabam poluindo o meio ambiente.

"Uma das matérias-primas para a confecção do asfalto borracha são pneus inservíveis. O uso de borracha moída de pneus no asfalto melhora em muito as propriedades e o desempenho do revestimento asfáltico.", destaca o especialista.

Voltar ao topo