Roberto Jefferson isenta presidente Lula das denúncias de corrupção

Em depoimento à CPI da compra de votos, o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) isentou o presidente Lula de ter participado das articulações do suposto esquema de pagamento de mesadas a parlamentares, denunciado pelo parlamentar, e da indicação de diretores de Furnas Centrais Elétricas.

"Não posso afirmar que o presidente Lula tivesse conhecimento. Porque nos dois momentos em que pude perceber o presidente em posições que envolvessem o deputado José Dirceu e um ?duplo comando? ? primeiro na questão do mensalão e, segundo, na de Furnas, onde ele queria ver um de seus diretores fora da empresa ?, eu percebi nitidamente que o presidente Lula estava assim traído ou mal informado", disse.

Roberto Jefferson (PTB-RJ) denunciou que existiria em Furnas um suposto esquema de desvio de dinheiro em benefício de políticos petistas. A comissão de sindicância aberta pela estatal concluiu que não havia possibilidade de transferência de recursos ou superfaturamento. A Polícia Federal também abriu inquérito para investigar o caso.

Já o suposto pagamento de mesadas a parlamentares é investigado pela CPI da compra de Votos, CPI dos Correios, Polícia Federal, Procuradoria Geral da República, Corregedoria da Câmara, Conselho de Ética da Câmara. Atualmente, as investigações analisam a lista de sacadores das contas do empresário Marcos Valério, apontado também pelo deputado Roberto Jefferson como o responsável pelos pagamentos.

O deputado Roberto Jefferson ainda pediu "desculpas" caso não tenha sido claro ao afirmar que o presidente Lula não tem envolvimento com as suas denúncias. "Quero pedir desculpas que eu não fui claro então."

Voltar ao topo