Richa abre encontro da biodiversidade no “laboratório ambiental do mundo”

O prefeito Beto Richa abriu nesta segunda-feira (26) a reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre meio ambiente preparatória para a Conferência sobre a Diversidade Biológica (COP 9, na sigla do inglês), marcada para 2008 em Bonn, na Alemanha. Na reunião de Curitiba participam 70 prefeitos e autoridades municipais de países dos cinco continentes.

Na abertura do evento, da qual participaram os prefeitos de Montreal (Canadá), Gerald Tremblay, e Nagoya (Japão), Tekehisa Matsubara, o secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, Ahmed Djoghlaf, classificou Curitiba como "laboratório ambiental do mundo".

Até quarta-feira, os participantes da reunião debaterão a biodiversidade urbana. "Queremos mostrar que ações locais farão a diferença para o futuro do planeta, e que as cidades passem a ser vistas não apenas como locais de sobrevivência, mas sim como espaços para realizações das pessoas", afirmou o prefeito Beto Richa. "Inclusão social e meio ambiente são indissociáveis, um lado da mesma moeda."

Durante a reunião, será apresentado nesta terça-feira o projeto "Biocidade", da Prefeitura de Curitiba. "É um olhar integrado das ações do município para resgate e conservação do meio ambiente", antecipa o prefeito Beto Richa.

Para o secretario executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica, Ahmed Djoghlaf, Curitiba será lembrada como berço da aliança mundial para proteção da biodiversidade nas áreas urbanas. "A cidade vem demonstrando que planejamento urbano pode e deve ser um projeto voltado ao meio ambiente. Curitiba está mostrando o caminho a seguir", afirmou.

As reuniões estão organizadas por temas específicos. Técnicos e autoridades apresentam experiências em planejamento urbano e sustentabilidade. "É uma oportunidade para conhecer as ações locais de cada um e somar experiências aos nossos projetos", disse o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

No fim do encontro, será apresentada a Declaração de Curitiba, um compromisso das cidades participantes para reduzir as perdas em biodiversidade. O documento será levado para a COP9, na Alemanha. A expectativa das autoridades é de que as próximas conferências incluam o tema urbano nas discussões.

Entenda

Biodiversidade – Todas as formas de vida existentes no planeta (plantas, animais, microorganismos). A biodiversidade é que fornece alimentos, remédios e quase toda a matéria-prima usada pela indústria e, depois, consumida pelos seres humanos.

Convenção da Diversidade Biológica – É o primeiro instrumento legal para assegurar a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Mais de 160 países assinaram o acordo, que entrou em vigor em dezembro de 1993. O passo inicial para a criação da Convenção ocorreu em junho de 1992, quando o Brasil organizou e sediou uma Conferência das Nações Unidas, a Rio-92, para conciliar os esforços mundiais de proteção do meio ambiente com o desenvolvimento socioeconômico

Voltar ao topo