Revisão de espaço em aeroportos é primeiro passo para rodízio

O diretor de Operações da Infraero, Rogério Barzellay, disse nesta quarta-feira (9) que a abertura de um processo administrativo para implantar a revisão geral dos espaços nos principais aeroportos do País, decidida nesta quarta pela diretoria da estatal, é o primeiro passo para a implantação de um sistema de rodízio na utilização dos espaços nos aeroportos, algo que já acontece em vários países.

A Infraero está se apoiando em uma cláusula existente em todos os contratos de concessões de espaços nos aeroportos assinados com as companhias aéreas que permite uma redistribuição de espaços, sempre que "houver ociosidade ou subaproveitamento" das instalações por determinada empresa aérea. "É preciso ficar claro que esses balcões não são propriedade das companhias, mas são espaços públicos de atendimento aos passageiros", completou.

A Infraero já tem um estudo preliminar para fazer a redistribuição. Foram inicialmente escolhidos os aeroportos mais movimentados do País: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Guarulhos e Congonhas (SP), Galeão e Santos Dumont (RJ), Manaus, Brasília, Vitória, Confins (Belo Horizonte) e Foz do Iguaçu. Barzellay não quis antecipar detalhes do estudo, alegando que a idéia ainda precisa ser apresentada ao juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, responsável pela recuperação da Varig, e também à própria companhia aérea.

A intenção da estatal, ao negociar antecipadamente a implantação da decisão, é evitar questionamentos da empresa aérea na Justiça que poderão gerar uma decisão liminar que impeça a operação. Na terça-feira passada, os advogados dos controladores da nova Varig apresentaram resistência em ceder os balcões, alegando que esses espaços pertencem à companhia e estão "congelados" pela Justiça.

"Neste momento, nossa intenção é tornar o atendimento aos passageiros mais eficiente e estamos agindo de forma emergencial", afirmou o diretor da estatal, que administra 67 aeroportos no País.

Voltar ao topo