Resultado sobre possíveis focos de aftosa no PR sai até o final de semana

Brasília ? O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse hoje (8) que aguarda para no máximo até o final da semana o resultado dos exames de material colhido em animais do Paraná com sintomas de febre aftosa.

A suspeita de contaminação no Estado foi anunciada pela Secretaria de Agricultura do Paraná no dia 21 de outubro. Desde então, o Laboratório Nacional Agropecuário de Belém (Lanagro) realiza análises do material, não tendo encontrado até agora indícios da presença do vírus.

Em audiência convocada pelas comissões de Agricultura e de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, para falar dos focos de aftosa no Mato Grosso do Sul e da suspeita no Paraná, Rodrigues disse que esperava a confirmação positiva ou negativa até ontem. "Mas até agora, mesmo com exames mais completos e mais aprofundados, as análises do Lanagro deram negativo. Para mim, seria até politicamente mais fácil explicar que o foco no Paraná existe e seria proveniente do Mato Grosso do Sul do que dizer que os sintomas dos animais daquele estado não foram confirmados", observou o ministro.

"Suspeita-se que os animais doentes do Paraná sejam oriundos de leilões realizados em Maringá e Toledo (PR), onde foram comercializados animais de Eldorado, cidade onde foi registrado o primeiro foco no Mato Grosso do Sul", explicou.

O Ministério da Agricultura definiu como área de risco sanitário 36 municípios do Paraná: os quatro onde foram encontrados os animais doentes, além de outros de 32 vizinhos.

Voltar ao topo