Responsabilidade sobre comércio internacional está com G 8, diz secretário

Brasília – A responsabilidade principal está aqui?, afirmou hoje (17) o secretário-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Pascal Lamy, em discurso durante a reunião dos sete países mais ricos do mundo, mais a Rússia ? G8. O francês Lamy afirma lembra que as negociações sobre o futuro do comércio internacional dependem de um consenso dos 150 países-membros da OMC.

?Mas onde os problemas se encontram agora??, questionou, referindo-se à paralisação das negociações. A ?responsabilidade principal? pela paralisação, segundo Lamy, está nos oito países que detêm 85% de todas as riquezas produzidas pelo planeta ? o Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Segundo o secretário-geral, os países que compõem o G 8 também são donos de três em cada quatro dólares comercializados no mundo.

Em seu discurso, distribuído à imprensa pela assessoria da OMC, Lamy pede que os governantes do G 8 deixem de lado ?seus problemas políticos internos? e olhem para o desafio internacional da Rodada Doha, uma série de negociações comerciais iniciada em 2001 e que deveria ter sido encerrada no ano passado. Entre os impasses, está a discussão sobre os subsídios dos países ricos aos produtos agrícolas, uma forma de protecionismo contra os produtos de menor custo de origem dos países em desenvolvimento.

Voltar ao topo