Requião quer volta do uso de corante nas sementes com fungicidas

O governador Roberto Requião vai enviar ao Governo Federal documento solicitando que volte a ser exigida, em todo o país, a aplicação de corante nos fungicidas usados para tratar as sementes de soja. Esta seria a maneira mais rápida e eficiente de detectar a presença do agrotóxico, que não pode ser constatada a olho nu.

A decisão foi tomada após reunião do governador e dirigentes de cooperativas do Paraná nesta terça-feira. Segundo Requião, esta é a única forma de impedir que sementes tratadas sejam misturadas à soja vendida no mercado, o que já causou o embargo da soja brasileira.

Cargas de soja embarcadas em diversos portos do Brasil estão sendo devolvidas pela China por conterem sementes tratadas com fungicidas. Cooperativas paranaenses também tiveram sua soja refugada. “Nós estamos fazendo uma varredura, junto com o Ministério da Agricultura, em Paranaguá e até o momento não foi encontrada nenhuma irregularidade”, assegurou o presidente da Claspar – Empresa Paranaense de Classificação de Produtos, Eduardo Baggio.

Voltar ao topo