Requião comenta que Dia da Independência é comemorado com ?decepção?

O governador Roberto Requião disse nesta quarta-feira (7), no desfile da Independência, no Centro Cívico, em Curitiba, que os brasileiros saíram as ruas para comemorar a ?independência de um país pesadamente dependente? e ?decepcionado? com os últimos acontecimentos envolvendo parlamentares e integrantes do Governo Federal. Segundo ele, no último processo eleitoral, as esperanças do povo brasileiro se reacenderam com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ?Mas, infelizmente, o que vivemos hoje é uma grande decepção?.

O governador lembrou que é preciso acabar com as referências de outros países, que são trazidas e destacadas por pessoas que ?vivem e consomem em padrões completamente diferentes dos padrões nacionais, que procuram atendimento de saúde fora da fronteira brasileira e que esquecem do sentimento de solidariedade, como o amor pelas pessoas que vivem nos mesmos espaços?. ?Essa solidariedade, ao meu ver, é a tradução do verdadeiro nacionalismo?, completou o governador.

O arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Curitiba, dom Moacir José Vitti, comentou que é preciso refletir sobre a atual situação da pátria. ?É preciso fazer com que a gente tome consciência de que é preciso ter um amor muito grande para com a pátria. A pátria nada mais é que o povo brasileiro, que necessita ter uma vida digna?, disse. Para ele, é preciso dar um basta na corrupção. ?Só assim vamos conseguir ser uma nação de fato. Uma nação que possa dar sinal às demais nações que aqui a corrupção deu lugar para a solidariedade, justiça e fraternidade?.

Voltar ao topo