Requerimento pede abertura da CPI da Mesada

Brasília (AE) – O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) e uma comitiva de deputados do PDT, PV, PP e PSDB entregaram hoje (14) ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), requerimento para a criação de uma CPI que irá investigar as acusações feitas pelo deputado Roberto Jefferson revelando a existência do pagamento de uma mesada para que parlamentares do PP e do PL votassem a favor de propostas de interesse do governo federal. Essa CPI da Mesada, que teve o apoio de 255 deputados e 41 senadores, se destinaria a investigar especificamente o suposto pagamento de mensalidades de R$ 30 mil aos deputados aliadosdo PL e do PP.

Jungmann qualificou a comissão de "CPI das Mãos Limpas" e justificou a apresentação do requerimento com o argumento de que as críticas e suspeitas que pesam sobre o Parlamento precisam ser investigadas.

Renan Calheiros anunciou a intenção de adotar exatamente o mesmo rito utilizado para a criação da CPI dos Correios. O senador pretende consultar os líderes do governo e da oposição nas duas Casas para definir qual será o melhor foro para a investigação das acusações de Jefferson e daquelas publicadas pela revista Veja sobre suposto esquema de propinas nos Correios.

Ele defendeu, de qualquer forma, uma CPI mista contra uma CPI exclusiva da Câmara ou do Senado, "que não foi citado nas denúncias do deputado", para investigar a Câmara. "De qualquer maneira, seja por uma CPI ou outra, as denúncias serão investigadas", disse Renan.

Voltar ao topo