Relatório conclui que Dirceu foi ‘grande idealizador’ de corrupção

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios foi contundente quanto à participação do ex-deputado José Dirceu (PT-SP) no esquema do "mensalão". "O ex-ministro José Dirceu desponta como o grande idealizador desse esquema de corrupção, destinado a garantir uma base de apoio ao governo na Câmara dos Deputados", disse o relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

"O então ministro estava a par de todos os acontecimentos e coordenava as decisões, junto com a diretoria do PT. Isso fica evidente no depoimento da sócia do empresário Marcos Valério (Fernandes de Souza), Renilda Santiago, que declarou à CPI, no dia 25 de julho de 2005, que Valério tinha lhe dito que Dirceu sabia dos empréstimos", disse.

Serraglio lembrou que ele teve fundamental participação na indicação de dirigentes de fundos de pensão. Como a do ex-diretor-financeiro da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio Arlindo Magno. A Cedae é patrocinadora da Prece – Previdência Complementar.

Voltar ao topo