Regularização de lotes beneficiam três mil famílias na Vila Leão, em Curitiba

A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, percorreu nesta segunda-feira (20) a região da Vila Leão, no bairro Novo Mundo, onde cerca de três mil famílias serão beneficiadas com a regularização de lotes, a drenagem e a pavimentação de várias ruas. "A infra-estrutura básica urbana é vital para as famílias, em uma região que já conta com 1,5km de vias asfaltadas, e que até o final da gestão do prefeito Beto Richa deixará de conviver com ruas alagadas e cheias de lama ou poeira", disse Fernanda. Ela percorreu a região na companhia do presidente da Associação dos Moradores da Vila Leão, Paulo Silva Borges.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Nelson Leal, que participou da visita, até o fim deste ano a Vila Leão deverá ganhar mais um quilômetro de ruas asfaltadas, além de obras de drenagem. O secretário municipal de Urbanismo, Luís Fernando Jamur, que acompanhou a presidente da FAS, disse que, além da regularização dos lotes, haverá também a relocação de famílias que habitam a faixa próxima ao rio, sujeitas às cheias em época de chuvas fortes. Jamur disse ainda aos moradores que as regiões das vilas Leão I e II já estão regularizadas e que parte das áreas no trecho mais abaixo e junto ao rio dependem de uma negociação entre a Cohab e a Cohapar.

Paulo Borges explicou à presidente da FAS que a construção de uma ponte de madeira unindo a Vila Leão à Ferrovila é fundamental para garantir a segurança dos moradores. Por enquanto, os dois pontos são ligados por uma pequena passarela de madeira que impede a passagem de veículos, inclusive da Polícia Militar.

Fernanda disse que a construção da ponte depende apenas da relocação de famílias, com a eliminação dos barracos em uma das margens da rua.

Voltar ao topo