Região Metropolitana poderá ter Agência de Desenvolvimento

Técnicos que integram o grupo de trabalho para alternativas ao desenvolvimento e sustentabilidade da Câmara Técnica da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec), reuniram-se nesta quinta-feira (18), no Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD), para debater ações que possibilitem a criação da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (ADES).

A criação de um órgão independente, capaz de absorver a legislação do terceiro setor, servirá para recepcionar representantes da sociedade que desempenham em Curitiba, e na Região Metropolitana, as atividades econômicas e de promoção social.

Profissionais que atuam na área não-governamental poderão apresentar projetos com alternativas ao desenvolvimento integrado da região e buscar recursos do governo e da iniciativa privada que podem ser destinados ao desenvolvimento dos municípios.

"A criação da ADES possibilitará a captação de recursos com mais agilidade por projetos que serão apresentados com fundamentação em soluções de promoção do desenvolvimento econômico da região", afirmou o secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Domingos Caporrino Neto.

Os técnicos afirmaram também que a criação da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social é uma nova concepção que poderá remover obstáculos burocráticos para implantação de projetos para o desenvolvimento.

O professor Takashi Yamauchi, que representa o sistema de apoio institucional e o IPD, afirma que o desenvolvimento econômico da região depende da criação de estruturas e de mecanismos legais de fomento ao desenvolvimento.

Yamauchi explicou que é fundamental motivar as comunidades envolvidas nos projetos. "Gestores e investidores precisam ter visão compartilhada com a comunidade sobre seus projetos e considerar a sociedade dentro do planejamento para a promoção do desenvolvimento", disse o professor.

Desenvolvimento

Outro grupo que integra a Câmara Técnica Metropolitana da Assomec reuniu-se no início da semana para discutir ações de turismo, emprego e renda, industrialização, segurança, tributação, organização social, capacitação e qualificação profissional.

Os técnicos buscam reunir em um só documento as reivindicações e propostas de cada área para serem apresentadas e repassadas à Secretaria Executiva da Assomec.

Os temas foram discutidos em quatro subgrupos: da assistência social; do turismo; do trabalho e da indústria e comércio. Cada subgrupo trabalhou de forma a reunir responsáveis em cada município da Região Metropolitana, interessados em participar do processo para elaboração do documento que deverá ser apresentado ao secretariado da Assomec, no dia 13 de fevereiro.

Neste encontro, foram compartilhadas experiências com o objetivo de promover trabalhos para o desenvolvimento econômico integrado da Região. Profissionais da Curitiba SA fizeram uma apresentação sobre o Fórum de Secretários da Indústria e Comércio e Diretores de Companhias de Desenvolvimento dos Municípios com limite territorial a Curitiba.

Outro exemplo apresentado foi o Fórum Metropolitano de Turismo, criado pela Assomec como proposta integradora de ações de desenvolvimento sócio-econômico de Curitiba e municípios da Região.

Voltar ao topo