Recuperação dos mananciais já tem 38,8 milhões de mudas plantadas

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, e a diretora de meio Ambiente da Sanepar, Maria Arlete Rosa, disseram nesta terça-feira (28), que a recomposição da mata ciliar ao redor dos mananciaias de abastecimento público do Paraná está melhorando consideravelmente a qualidade da água nos reservatórios.
Desde de 2003, o programa Mata Ciliar, já contabilizou o plantio de 38,8 milhões de mudas de 64 espécies nativas. A qualidade da água está sendo avaliada em parte dos 299 mananciais de abastecimento existentes no estado, com prioridade para aqueles que são passíveis de re-vegetação ou correm risco de contaminação devido a ocupações irregulares.

O programa de proteção e recuperação das condições ambientais de bacias de captação do Paraná foi apresentado durante os eventos paralelos à 8ª. Reunião das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP8), no Expo Trade, em Pinhais.
?A mata ciliar funciona como um filtro retendo as impurezas, carga orgânica ou resíduos despejados de forma ilegal e que podem acabar atingindo os corpos d?água?, afirmou o presidente do IAP, Rasca Rodrigues. Os mananciais de abastecimento público estão entre as áreas prioritárias para plantio de mata ciliar. No início do programa, em 2003, foram doados 15 viveiros para que a Sanepar produzisse as mudas que estão sendo plantadas às margens dos mananciais. A produção já chega a 100 mil mudas por ano.

Voltar ao topo