Receita fecha fábrica de cigarros Sudamax por fraude

A Receita Federal fechou a fábrica de cigarros Sudamax Indústria e Comércio de Cigarros, uma das principais empresas envolvidas em um grande esquema de fraude e sonegação fiscal desmontado hoje pela Operação Bola de Fogo. Localizada em Cajamar, no Estado de São Paulo, a empresa teve o seu registro de funcionamento cancelado pela Receita em ato publicado hoje no Diário Oficial da União.

Na operação, deflagrada nesta madrugada pela Receita e a Polícia Federal (PF), serão cumpridos 135 mandados de busca e apreensão e 116 mandados de prisão em vários Estados. Em conluio com grupos distribuidores, a Sudamax fabricava e distribuía os cigarros sem selo de controle, sem documentação fiscal ou com documentação fiscal irregular. Uma das marcas fabricadas pela Sudamax é a US Mild, com penetração maior na população de baixa renda.

As investigações do esquema de fraude, que tiveram início há um ano, também identificaram um esquema de introdução clandestina no País de cigarros produzidos no Paraguai, sem pagamento de quaisquer tributos. De acordo com a Receita, a sonegação fiscal promovida pela organização é difícil de ser calculada, mas pode ser estimada em centenas de milhões de reais. Um dos grupos possui aproximadamente R$ 800 milhões em débitos tributários não pagos à Receita.

As investigações também mostraram que parte da organização atuava ainda no contrabando de gado, pneus, armas e drogas, procedentes de países de fronteira, como Paraguai, Bolívia e Uruguai.

Voltar ao topo