Muita euforia

Após passar mal, Rafael Greca está pronto para tomar posse hoje

Greca precisou se submeter a vários exames para descartar a possibilidade de um infarto, mas está bem.

 

O prefeito eleito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), garante estar bem de saúde e pronto para tomar posse na tarde deste domingo (1º). A preocupação começou ontem, às 16h30, quando Greca precisou se submeter a vários exames no Hospital Marcelino Champagnat para descartar a possibilidade de um infarto.

No entanto, a assessoria do prefeito afirmou que tudo não passou de um momento de ansiedade durante a visita ao cenário da cerimônia de posse no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, onde ele ficou muito emocionado. “Fazia 20 anos que ele não entrava ali, então ficou eufórico. Por isso, realizou os exames cardíacos sob a supervisão do médico Carlos Gonçalves Baracho, e está tudo bem”, informou a assessoria.

Cerimônia de posse

Ainda segundo a assessoria, Greca sairá do seu apartamento no bairro Batel antes das 16h para seguir até a Câmara Municipal de Curitiba em um ônibus elétrico. Durante o percurso, ele estará acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSDB), alguns amigos, familiares e todos os secretários que escolheu.

A cerimônia está marcada para as 16h, na Câmara de Curitiba, quando os 38 vereadores eleitos em outubro também serão empossados. Logo depois, Greca seguirá para uma celebração no Memorial de Curitiba, no Centro Cívico.

Busão

Em sua página no Facebook, Rafael Greca convida a população curitibana a participar da festa de posse. “Com alegria eu e meu vice, Eduardo Pimentel, convidamos para a cerimônia de posse para a prefeitura de Curitiba. A alegria está instituída como método, nós vamos reerguer Curitiba. Venha dividir este momento conosco”.

Em outra postagem, de sexta-feira (30), o prefeito eleito promete ir para a cerimônia de ônibus elétrico. “Vamos à posse – meus secretários, Margarita [Margarita Sansone, mulher de Greca] e eu, de ônibus Volvo ElectriCity padrão Euro6. Para simbolizar nosso olhar para o futuro da cidade ecológica. Nosso compromisso com novas energias”.

De volta à Prefeitura

Ex-prefeito da cidade na década de 1990, Greca volta ao cargo para mais quatro anos de mandato após ter sido eleito no segundo turno das eleições com 461.736 votos, um total de 53,25% dos votos válidos.

Ele é curitibano e tem 60 anos. É economista e engenheiro urbanista. Além disso, é escritor, poeta, editor e pesquisador de história e membro da Academia Paranaense de Letras.

Em 1999, foi ministro de Esporte e Turismo no início do segundo mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso. Ficou no cargo até maio de 2000. Em 2002, Greca foi eleito deputado estadual com 51.921 votos. Quatro anos depois, tentou a reeleição mas chegou apenas à suplência.