Radio Senado na Internet bate todos os recordes de acesso

Um significativo aumento de acessos à página da Rádio Senado na Internet (www.senado.gov.br/radio) vem sendo verificado nas últimas semanas. De uma média diária em torno de 1.540 arquivos baixados, registrou-se a marca recorde este ano de 29.936 downloads num único dia (15/07/2005). Apenas nos primeiros quinze dias de julho corrente, que incluiu  vários depoimentos da CPMI dos Correios e da CPI dos Bingos, cujas coberturas vêm sendo feitas pela emissora, foram baixados 114.939 arquivos dos nossos servidores.

Saliente-se que esta é a primeira vez que a página da Rádio faz a cobertura de CPIs, paralelamente às transmissões normais da emissora. A média mensal de arquivos baixados é historicamente de 41 mil downloads, mas somente no mês de junho registrou-se o recorde de 81.152 downloads. O mês de julho, conforme os dados acima citados, deverá superar com grande folga a marca do mês anterior.

O objetivo principal do serviço, coordenado pelo núcleo de RadioAgência, é atingir um público ainda maior do que o abrangido pela Rádio Senado, que transmite em FM para o Distrito Federal e em Ondas Curtas para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Atualmente, existem 688 emissoras conveniadas, formando uma audiência que ultrapassa os 31 milhões de ouvintes, sem contar os internautas que acessam os produtos diretamente de agências de notícias na Web.

O material jornalístico, cultural e de utilidade pública está disponível em arquivos de áudio no formato mp3, de boa qualidade, que podem ser baixados, de forma gratuita, diretamente para o computador ou usados por outras rádios e tevês e colocados no ar. Algumas rádios também procuram a RadioAgência pessoalmente, em busca de áudios de seu interesse. Para veicular o material, no entanto, basta que a emissora interessada preencha um cadastro, acessível no seguinte endereço: http://www.senado.gov.br/radio/radioAgenciaCAD.asp.

Os produtos disponíveis atualmente na página da Rádio incluem desde as reuniões de CPIs, passando pelos pronunciamentos de Plenário, até matérias da reportagem sobre todos os assuntos em discussão no Senado Federal. Ressalte-se, ainda, que se encontram no site programas e matérias especiais realizados pelas equipes de FM e Ondas Curtas.

Além do natural interesse da opinião pública pelos últimos acontecimentos políticos, cabe destacar o esforço da Rádio Senado em aperfeiçoar emergencialmente a arquitetura da informação da página da emissora na Internet. Essas iniciativas vêm mostrando que pequenas alterações na forma como o conteúdo é apresentado acabaram fazendo a diferença para o usuário na hora de localizar mais facilmente um assunto de seu interesse. Em breve, a página terá nova aparência, apresentando as informações de modo ainda mais ordenado, o que deverá promover uma melhoria da qualidade da navegação no site.

Adicionalmente à modernização da página na Internet, a Rádio Senado deverá colocar à disposição dos internautas canais adicionais de áudio ao vivo. Atualmente, a programação da emissora em FM pode ser ouvida em som de ótima qualidade no site (www.senado.gov.br/radio). A idéia é que as transmissões em Ondas Curtas e o som direto das Comissões possam ser disponibilizados, em breve, para o público em geral.

Voltar ao topo