Quase dois milhões de idosos já foram vacinados contra gripe

Quase 2 milhões de pessoas com mais de 60 anos já foram vacinadas contra a gripe nos três primeiros dias da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, iniciada na segunda-feira (25). O total corresponde a 13,2% da meta do Ministério da Saúde de vacinar 15 milhões de idosos até o dia 6 de maio. Na campanha foram investidos mais de R$ 120 milhões.

No ano passado, 85% da população idosa receberam a vacina. O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, disse que neste ano os dados devem ser tão positivos quanto os de 2004: "Há um indicativo muito bom de que estamos repetindo o sucesso do ano passado. O Brasil é um dos poucos países do mundo, do nosso nível econômico e social, a fornecer gratuitamente essa vacina."

As campanhas de vacinação dos idosos começaram em 1999 e mais de 80% dos municípios brasileiros superaram a meta estabelecida pelo ministério até 2003. Estudos revelam que a vacina contra a gripe reduz em até 50% a mortalidade, em 19% o risco de hospitalização por doença cardíaca e em até 23% o de doenças cerebrais e vasculares. A vacina não tem contra- indicação, apenas em casos raros de alergia ao ovo de galinha.

Amanhã (30), o ministério promoverá mobilização em todos os estados. Agentes, voluntários e médicos conscientizarão a população idosa sobre a importância de tomar a vacina e todas as unidades de saúde estarão abertas. O secretário Jarbas Barbosa lembrou que a dose da vacina é anual e que não estará disponível depois do encerramento da campanha.

Voltar ao topo