Quase 14 milhões de pessoas assistiram à final da Copa na Espanha

Foto por: Cristina Quicler

Quase 14 milhões de espanhóis assistiram no domingo à final da Copa do Mundo pela televisão, ou seja, 82,9% de audiência, anunciou nesta segunda-feira o instituto Barlovento Comunicación.

A partida foi acompanhada por uma média de 13,93 milhões de pessoas nas três redes de televisão que transmitiram a partida, a Telecinco (77,2%) e os canais de TV a cabo Canal Plus (3%) e Canal Plus Liga (2,7%).

No entanto, não foi registrado um recorde de audiência, já que a semifinal entre Espanha e Alemanha teve um total de 14 milhões de telespectadores, sendo a partida mais assistida deste Mundial.

O jogo mais visto da história da seleção espanhola continua sendo a final da Eurocopa-2008, conquistada pela Espanha, com uma audiência de 14,4 milhões de telespectadores.

A prorrogação da final de domingo à noite, em que Iniesta marcou o gol da vitória, foi o momento mais acompanhado da história da televisão espanhola, segundo o Barlovento.

No total, 15,6 milhões de telespectadores viram a prorrogação, ou seja, 85,9% de audiência.

O pico de audiência foi às 22h56 (17h56 de Brasília), logo antes do gol de Iniesta, com 16,8 milhões de telespectadores (91%).

A Espanha tem quase 47 milhões de habitantes e conquistou no domingo à noite em Johannesburgo sua primeira Copa do Mundo após uma vitória sobre a Holanda (1-0) na prorrogação.

Também nesta segunda-feira, o Eurodata TV apresentou dados sobre a audiência do Mundial em outros países.

Na Holanda, 8,5 milhões de pessoas assistiram pela Nederland 1 à derrota para os espanhóis (fatia de 90,5%), enquanto a semifinal da Alemanha contra a Espanha foi acompanhada na quarta-feira por 31 milhões pelo canal público alemão ARD. A final, pela ZDF, teve 25,1 milhões de espectadores.

Na França, a audiência da TF1 de Holanda-Espanha foi de 14,1 milhões de pessoas (63,1%), enquanto que na Itália, a Rai 1 registrou 11,4 milhões de espectadores.

Na China, o torneio teve uma audiência milionária no país mais populoso do mundo: 54,5 milhões de pessoas viram a goleada da Alemanha sobre a Argentina nas quartas (4-0).