Quarteto de Cordas da UFPR leva emoção à escola de Curitiba

Composições de Bach, Rendel, Pixinguinha e canções da Música Popular Brasileira encantaram os alunos da Escola Municipal CEI Pedro Dallabona, no Órleans, na manhã desta quinta-feira (17). Meninos e meninas de 1ª a 4ª séries e de classes especiais, assistiram a um concerto educativo, realizado pelo Quarteto de Cordas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O encantamento produzido pelas cordas não foi só dos alunos. Professores e funcionários da escola fizeram uma pausa nas atividades cotidianas para apreciar música e ouvir os ensinamentos repassados pelo professor Guilherme Romanelli e os universitários.

A apresentação é parte de um projeto desenvolvido em escolas municipais, numa parceria entre Secretaria Municipal da Educação, UFPR e Instituto Arte na Escola. Denominado "Quarteto de Cordas: uma experiência educativa", o projeto leva para o ambiente escolar, apresentações musicais didáticas.

Além da apreciação musical, os alunos aprendem a reconhecer a formação instrumental de um quarteto de cordas, identificá-lo como parte integrante de uma orquestra e reconhecer conceitos e elementos que compõe a linguagem musical

O Quarteto de Cordas, conjunto instrumental composto por dois violinos, uma viola e um violoncelo, o cello, é formado pelos universitários Ruth Fontana, Luciê Martins, Richard Maus e Monan Bittencourt, sob a regência e coordenação do professor Guilherme Romanelli.

O grupo realiza apresentações educativas com repertório variado, especialmente preparado para alunos e professores do ensino fundamental. A idéia, segundo Guilherme Romanelli, é levar para o ambiente escolar uma nova forma de experiência estética, capaz de ampliar o conhecimento musical.

"Uma das características deste trabalho, que é um projeto de extensão, é fazer com que os alunos percebam que a música faz parte do ensino e é por isso que o desenvolvemos nas salas de aula e demais ambientes educacionais", disse o coordenador do projeto.

Segundo Romanelli, que é violinista de formação, os músicos fazem uma provocação às crianças. "Fazemos com que eles pensem musicalmente e façam a distinção entre as concepções dos sons", explicou. O projeto está sendo desenvolvido desde abril, com apresentações nas escolas a partir do mês de julho.

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