Qualificação Profissional terá maior verba em 2006, afirma secretário

Ao participar, nesta terça-feira, da abertura do 2º Seminário Estadual sobre o Plano Nacional de Qualificação, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o secretário estadual de Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, anunciou a possibilidade de serem liberados no próximo ano 8% dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para programas de qualificação no sistema público de emprego e renda no Brasil.

Segundo ele, as negociações estão bem avançadas e a liberação dependerá da aprovação pelo Congresso Nacional. Caso a proposta seja aprovada, os recursos para este tipo de qualificação subirão de cerca de R$ 200 milhões anuais para R$ 1,4 bilhão por ano.

O FAT reúne verba oriunda do PIS (Programa de Integração Social), Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), além dos juros brutos que remuneram estes recursos.

Apesar das boas perspectivas e da qualificação profissional de cerca de 8.400 pessoas somente no Paraná, em 2004, além das 122 mil pessoas colocadas no mercado de trabalho no Estado, o secretário se diz insatisfeito, pois a demanda ainda é muito grande. ?O nosso grande desafio é como incluir os excluídos?, disse. Ele parabenizou os agentes dos núcleos regionais da Secretaria, das universidades estaduais e dos prestadores de serviços envolvidos no plano de qualificação.

Para o vice-reitor da Universidade de Maringá, Angelo Priori, o evento, cujo objetivo é fazer uma avaliação do Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ), em 2004, é da maior importância para o trabalhador. Priori lembrou ter sido um dos incentivadores do núcleo local da Unitrabalho, também envolvida no plano de capacitação e uma das organizadoras do seminário.

Também participaram da solenidade de abertura do seminário, entre outros, a coordenadora de avaliação do plano, Maria Bernardete Cortes, da Unitrabalho/UEM; a chefe regional da Secretaria em Maringá, Mônica Grillo; a chefe da seção de Emprego e Salário da Secretaria, Maria Filho; e a coordenadora geral de Qualificação do PlanTeQ/2004, Eunice Moraes.

Voltar ao topo