Puxador de samba Jamelão sofre derrame cerebral

O intérprete da escola de samba Mangueira José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão, de 93 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico na semana passada e não vai poderá gravar o samba-enredo para o CD oficial das escolas do carnaval de 2007. O AVC foi diagnosticado na quarta-feira, após uma tomografia.

"Ele (Jamelão) não estava conseguindo falar quase nada, agora já consegue. O timbre da voz também não foi atingido. Mas tem dificuldade de compreensão e de ler, não consegue entender nem se expressar muito bem", declarou o cirurgião vascular Fábio Rossi, do Instituto Dante Pazzanese, de São Paulo, onde Jamelão foi atendido. A isquemia atingiu a área da memória. "Eu perguntei a ele: ‘Você vai gravar o samba?’ Ele respondeu: ‘Que samba?’. No momento não há a menor condição de gravar", disse o médico da Mangueira, Luiz Carlos Caetano.

A notícia sobre o AVC provocou uma reunião dos diretores de todos os segmentos da escola de samba. "Jamelão é insubstituível o maior patrimônio do samba carioca e da música popular brasileira", disse o presidente da escola, Percival Pires. A gravação da voz de Jamelão para o CD das escolas de samba estava prevista para o último sábado, mas foi adiada para quarta-feira. Até o fim da noite desta segunda-feira (30), provavelmente um dos cinco cantores que acompanham o intérprete no desfile anual será anunciado como substituto para a gravação. "Apesar de tudo, se o Jamelão entrar aqui você não vai notar nenhuma seqüela", disse Álvaro Caetano, do conselho de carnaval da Mangueira. "Graças a Deus ele está melhorzinho, se alimentando, se recuperando", declarou a filha Joceli, de 54 anos.

Rossi disse que não foi possível detectar a causa da isquemia, mas a hipótese é a de que tenha sido causada por uma crise hipertensiva. "A capacidade de recuperação dele é surpreendente, já vimos isso em outros casos", disse o médico.

Voltar ao topo