PT faz a maior bancada em Minas Gerais

Apesar de o candidato tucano Aécio Neves ter sido eleito no primeiro turno, o PT saiu fortalecido do pleito estadual. O candidato ao governo, Nilmário Miranda, e ao Senado, Tilden Santiago, tiveram votações bastantes superiores aos índices divulgados pelas pesquisas. “Foi uma derrota eleitoral, mas uma grande vitória política”, avaliou hoje Nilmário. O resultado, segundo ele, surpreendeu a própria campanha petista.

Com 99,9% dos votos apurados, até o final da tarde de hoje, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Nilmário havia alcançado 30,72% dos votos válidos. Aécio Neves foi eleito no primeiro turno com 57,68%.

Resignado, o deputado reconheceu que o empenho da Executiva Nacional na candidatura petista em Minas ficou prejudicado pelo apoio dado pelo governador Itamar Franco (sem partido), no plano estadual ao candidato tucano e, nas eleições presidenciais, a Luiz Inácio Lula da Silva. “Foi uma dificuldade do processo político”, afirmou, admitindo que sua candidatura procurou “evitar conflitos” para não prejudicar a campanha de Lula.

O PT, de acordo com projeções da Assembléia Legislativa feitas na tarde de hoje, com base em 99,92% dos votos apurados no Estado, deverá eleger 15 deputados estaduais. Na comparação com a composição eleita quatro anos atrás, a legenda estará ampliando em dez o número de assentos no legislativo mineiro.

A bancada formada pela coligação PT-PL-PC do B terá 23 parlamentares, segundo as projeções da Assembléia, que espera uma renovação de 46,5% dos deputados. A coligação PSDB-PFL-PPB-PSL-PA, partidos que sustentaram oficialmente a campanha de Aécio, deverá fazer 22 representantes.

A segunda maior bancada será a do PSDB, com 11 deputados. O partido hoje tem nove parlamentares. O PMDB vem em seguida, com nove deputados, o que representa uma queda, já que a legenda possui atualmente 13 cadeiras na Assembléia mineira. João Leite, do PSB, que concorreu à reeleição, foi o deputado estadual mais votado, com 132,8 mil votos.

Nilmário Miranda disse que ainda é “prematuro” avaliar se a bancada do PT fará ou não oposição ao governo Aécio Neves. “Está muito cedo para fazer este tipo de conjectura”, desconversou.

Recorde

O PT mineiro também assegurou mais cadeiras na Câmara dos Deputados. O número de representantes petistas do Estado deverá saltar dos atuais sete para 11. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Patrus Ananias, se tornou o deputado federal eleito por Minas com a maior votação já registrada no Estado.

O petista foi eleito com mais de 519 mil votos, superando o recorde do agora governador eleito Aécio Neves, que em 1985 conquistou uma vaga na Câmara pelo PMDB arregimentando cerca de 250 mil votos. Cabo Júlio, o deputado federal mais votado nas eleições de 1998, conquistou em torno de 200 mil votos. “Tenho a consciência muito clara de que não foi o voto em uma pessoa, mas o voto num projeto”, afirmou o ex-prefeito. Natural de Bocaiúva, no Norte de Minas, Patrus comandou a Prefeitura de Belo Horizonte de 1993 a 1996.

Voltar ao topo