PT estuda três alternativas para vice de Lula

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negocia três hipóteses para a escolha de seu candidato a vice, na tentativa de obter a reeleição. "Pode ser o atual vice, José Alencar, o ex-ministro Ciro Gomes ou alguém do PMDB", disse hoje (17) o presidente do PT e coordenador da campanha de Lula, deputado Ricardo Berzoini (SP). "Não temos pressa nessa definição porque a escolha do vice deve ser bem planejada e obedecer a diversos critérios, como as questões regionais", afirmou Berzoini. "Tenho conversado sistematicamente com o presidente Lula, trocado idéias, verificado as condições que temos", disse o coordenador da campanha, que já cuida das negociações com os partidos que vão apoiar a reeleição de Lula, embora o presidente negue sempre que busque um novo mandato.

"Nosso prazo é a convenção. Até lá, temos tempo", insistiu Berzoini. A convenção do PT foi marcada para o dia 23 de junho. Diferentemente das demais, que sempre eram feitas em São Paulo, desta vez a convenção para ratificar a candidatura de Lula ocorrerá em Brasília. Por causa dessas exigências legais, o nome do vice terá de ser escolhido antes do de Lula porque o partido precisa desta indicação também fazer a sua convenção.

Berzoini fez uma análise sobre as possibilidades de escolha do candidato a vice de Lula. "O primeiro candidato é o vice José Alencar. Ele tem a prioridade", afirmou. Caso Alencar não queira continuar na chapa de Lula, existem outras as duas alternativas.

"O nome do ministro Ciro Gomes é muito bom, mas depende da vontade dele. E ele quer ser candidato a deputado federal porque acha que puxará votos e ajudará o PSB a vencer a cláusula de barreira (5% dos votos no País para deputado federal, com 2% em pelo menos 9 Estados). "Queremos ainda ter o PMDB na chapa. Se sair um acordo, o vice pode ser do PMDB", disse Berzoini.

Voltar ao topo