PT critica declaração de Rumsfeld sobre compra de armas pela Venezuela

O secretário de Relações Internacionais do PT, Paulo Ferreira, criticou nesta quinta-feira a declaração feita ontem(23), em Brasília, pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, sobre o projeto da Venezuela de reaparelhamento das forças armadas. Em visita ao Brasil, a autoridade norte-americana destacou sua preocupação com a compra de 100 mil fuzis russos AK-47 pelos venezuelanos e citou dúvidas sobre o destino do armamento. Segundo, Ferreira a opinião de Rumsfeld reforça a idéia de que os EUA consideram a América Latina uma extensão de seu território.

"Não cabe essa reprimenda. Os Estados Unidos há muitos anos consideram a América Latina como países dentro de sua órbita. Só que a realidade mudou", disse Paulo Ferreira. "Vivemos um novo ciclo, com novos governos que têm concepções de integração regional e de autodeterminação", acrescentou Paulo Ferreira.

De acordo com o secretário petista, o discurso feito ontem por Rumsfeld não traz contribuição para o processo de estabilização política entre norte-americanos e latino-americanos, que, segundo ele, têm a necessidade de desenvolver sistemas e mecanismos de segurança.

Voltar ao topo