Promotoria investiga crime eleitoral em Guarapuava

A Promotoria Eleitoral de Guarapuava, a 290 quilômetros de Curitiba (PR), está investigando possível crime eleitoral cometido pela administração do prefeito Luiz Fernando Ribas Carli (PP). Segundo denúncia anônima, a Secretaria de Educação estaria distribuindo formulários a estagiários e funcionários, que deviam indicar dados pessoais e contatos de 17 pessoas que votariam no candidato a deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho (PSB).

De acordo com a promotoria, de posse de mandado de busca e apreensão, foram encontrados mais de 150 desses formulários na sede da secretaria. Pela denúncia, os estagiários eram ameaçados com a não renovação do contrato no próximo ano, caso não trouxessem os formulários preenchidos.

Segundo a promotoria, "pode configurar abuso do poder político e crime de coação eleitoral". Os envolvidos podem ainda ser punidos por improbidade administrativa. O prefeito não foi encontrado. De acordo com um assessor, ele estava no interior do município, onde havia dificuldade de contato por telefone celular.

Voltar ao topo