Projeto Lixo Reciclável

Devido à falta do hábito de separar o material reciclável, milhares de toneladas de lixo entopem os aterros sanitários na maioria das cidades brasileiras. Uma das saídas para acabar com o problema é a educação ambiental ainda na escola. O Colégio Atuação, em Curitiba, colocou em prática este ano o projeto Lixo Reciclável. Os alunos transformaram papéis, plásticos e latas em brinquedos, enfeites e utensílios domésticos. As cascas de frutas viraram bolos, doces, omeletes e gelatina.

Durante todo o ano, os alunos da 3.ª série participaram do projeto que foi encerrado ontem com a exposição do material produzido. Uma das atividades foi acompanhar o caminho do lixo orgânico dentro da escola. Tudo o que é produzido na cozinha tem um destino certo, nada vai para o aterro sanitário. Uma parte das cascas vai para o minhocário, outra para as galinhas e ainda uma porcentagem para a produção de adubo que é colocado na horta da escola.

Além disso, os alunos também aprenderam que algumas cascas podem virar deliciosos bolos e doces. Como lição de casa tiveram que pesquisar com os pais uma receita e levá-la pronta para a escola. Mariana Maranha, 9 anos, conseguiu uma na internet. "Ficou muito gostoso. Deu um pouco de trabalho para fazer porque foi a primeira vez. Antes as cascas iam para o lixo", conta.

Além de aprender a fazer quitutes, os alunos também usaram o material reciclável para a confecção de utensílios domésticos. O aluno Phillipe Augusto Brun Bette, 9 anos, separou discos de vinil para fazer uma fruteira. "Nós fervemos a água e colocamos o disco, depois fomos moldando", explica.

As crianças também usaram a imaginação para fazer brinquedos e roupas. Uma caixa de pizza virou um jogo de damas e latas viraram um cachorrinho. Com canudinhos de refrigerante e plástico uma aluna se vestiu de havaiana. "Mas ainda não sei se vou usar", contou Ana Paula Chen, 9 anos.

A professora da 3.ª série, Ana Lúcia Schmitdinger, que coordenou os trabalhos, conta que a escola também é exemplo em reciclagem. Só vai para o aterro sanitário o lixo do banheiros. "Com as atividades os alunos ficaram mais atentos aos problemas do lixo e cobram dos pais a separação do que é reciclável", exemplifica. A turma que trouxe mais materiais vai ganhar um prêmio. O material será vendido e revertido na compra de equipamentos para a escola.

Voltar ao topo