Projeto da Cohapar é semifinalista em prêmio da Caixa

A Gestão Comunitária, sistema implantado em 2003 pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) para administrar as obras do programa Casa da Família, foi selecionado para a fase semifinal do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, da Caixa Econômica Federal.

A avaliação regional foi realizada em agosto, em Porto Alegre. Concorreram 38 projetos, dos quais 21 foram selecionados para a segunda fase. A fase semifinal de avaliação está agendada para outubro.

O Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local está em sua quarta edição. O objetivo é selecionar práticas inovadoras de gestão realizadas em parceria com a Caixa. O banco é o principal parceiro da Cohapar na execução da política habitacional paranaense.

A Caixa recebeu a inscrição de 175 práticas para o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 2005/2006. São práticas oriundas de 23 Estados, representadas por 114 instituições do setor público, 49 organizações associativas, sete institutos de pesquisa, três empresas privadas e duas universidades.

A Gestão Comunitária

Na Gestão Comunitária, os beneficiados pelo programa Casa da Família formam associações de moradores que acompanham todo o processo de construção das casas, da escolha dos projetos até a comercialização das unidades. ?Daí vem o nome Gestão Comunitária. A Cohapar administra os recursos, com a participação das associações, e contrata os profissionais autônomos para execução de serviços nas obras?, explica o presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli.

O sistema foi implantado como uma forma de reduzir as perdas financeiras comuns aos sistemas de autogestão, decorrentes do pouco conhecimento dos futuros moradores sobre a administração da obra e a aplicação correta dos recursos. ?Comparando-se com os custos praticados no mercado, a Gestão Comunitária apresenta um custo médio por metro quadrado 62% inferior?, diz.

A Gestão Comunitária já foi premiada com o Selo do Mérito da Associação Brasileira de Cohabs (ABC), entregue em junho em Goiânia (GO).

Voltar ao topo