Programa de Governo vai reduzir produção de sedimentos nos rios

O Programa de Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), que vem sendo desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente vai auxiliar o diagnóstico sócio ambiental da Bacia do Rio da Prata e na avaliação da produção de sedimentos levados pelos rios aos reservatórios de usinas hidrelétricas. O ZEE utiliza cursos d?água e bacias hidrográficas como referência espacial no estudo e levantamento de dados das potencialidades e restrições ao uso dos recursos naturais, com um mapeamento das áreas degradadas pelo uso inadequado ou permissivo.

?É um diagnóstico que poderá definir a atuação e responsabilidade de cada setor para reduzir a produção de sedimentos. A falta de ações contra o assoreamento dos reservatórios pode ocasionar no fim da produção de hidroeletrecidade no Brasil em um prazo que vai de 30 a 50 anos?, disse o gerente assistente da coordenação institucional de meio ambiente da Copel, Noel Levy. Ele explicou ainda que o problema traz prejuízos econômicos tanto para a agricultura como para a geração de energia. ?Os sedimentos acumulam-se nos reservatórios, diminuindo a quantidade de água nos reservatórios a produção de energia consequentemente é menor?, afirmou Levy.

Os dados do Programa Zoneamento informam, por exemplo, que o Rio Ivaí despeja dois milhões de toneladas de sedimentos todos os anos no decorrer de seu curso, sendo considerado um dos rios que mais produz sedimentos no Paraná devido à atividade agropastoril.

O tema teve grande repercussão durante a oficina ?Hidreletricidade, Multiuso das Águas e Sustentabilidade?, evento que integra o Fórum Internacional ?Diálogos da Bacia do Prata?, que termina nesta sexta-feira (25) em Foz do Iguaçu. Fazem parte das discussões 46 membros que representam a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Eletrobrás, Itaipu, Copel e representantes do setor de energia dos cinco países do Mercosul. A Copel atuou como relatora da oficina.

Durante a oficina, ANEEL apresentou um mapa da sedimentação nos rios brasileiros, com o objetivo de elaborar diagnóstico de cada reservatórios e suas áreas de influência.

Voltar ao topo