Professores municipais de Curitiba terão cartilha sobre biodiversidade

Os 8.448 professores do ensino fundamental em Curitiba receberão neste início de fevereiro, nas suas escolas, cartilhas sobre biodiversidade. O material foi produzido pela Secretaria Municipal da Educação para subsidiar trabalhos sobre o tema e oferecer informações sobre eventos da ONU que serão realizados em março, em Curitiba.

A cidade vai sediar, de 13 a 31 de março, o 3ª Encontro das Partes da Convenção do Protocolo de Cartagena (MOP3) e a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8), reunindo representantes de 187 países e Comunidade Européia.

Impressa em papel reciclado, intitulada "EDADISREVIDOIB! O segredo da Vida", a cartilha tem 15 páginas coloridas e oferece orientações de como trabalhar o tema com os alunos, de forma fácil e dinâmica, ajudando os alunos a entender melhor a biodiversidade e sua importância. A linguagem é divertida e os conteúdos são apresentados pelos personagens João Victor, Vitória e o Mágico da Foz.

Passeando pelas páginas da cartilha, os três amigos – duas crianças e uma espécie de mago – abordam a situação da biodiversidade mundial por meio de uma linha do tempo. Também discutem o significado de biodiversidade e dos biomas brasileiros. Acompanhando a história, os leitores conhecem o porquê da capital paranaense ser chamada de bioCidade e podem conferir um mapa da biodiversidade curitibana.

Antes de concluir a leitura, os professores encontrarão os dez itens que compõem a Estratégia Global ECO/92, com uma lista de boas maneiras de conservar a biodiversidade e 13 itens sobre verdades sobre a água.

Propostas de brincadeiras e atividades que abordam o meio ambiente são apresentadas com exemplos para serem seguidos. O material foi produzido em parceria com a empresa de telefonia celular Vivo e terá distribuição exclusiva para os professores da rede municipal de ensino, mas interessados em conhecer o material poderão consultá-lo e fazer o download por meio do site oficial do evento (www.cop8mop3.com.br).

Criançada 

Depois dos professores, será a vez dos alunos do ensino fundamental receber material especializado. Eles vão receber uma versão especial um caderno pedagógico em formato de história em quadrinhos. O Livro do Aluno abordará – por meio de uma aventura vivida por João Victor, Vitória e o Mágico da Foz – o curupira, bichos, plantas e educação ambiental.

Meninos e meninas da educação infantil e do Ciclo I das escolas receberão o "ABC da Diversidade", um glossário com os termos mais importantes para situar as crianças no universo lingüístico da biodiversidade, a partir de Curitiba. Figuras alegres e coloridas apresentarão referências verbais para ajudar as crianças a entender a cidade onde moram como uma comunidade humana no Bioma Mata Atlântica.

O meio-ambiente, explica a diretora do departamento de ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Nara s. da Luz Salamunes, é um tema transversal a educação.

"São questões abordadas nas diferentes disciplinas nos temas trabalhados ao longo do ano. O que faremos agora será ressaltar a importância dos eventos que serão realizados em nossa cidade", disse Nara.

As diretrizes, afirma, envolvem os princípios básicos "Educação para o desenvolvimento sustentável (preservação do planeta), Educação pela Filosofia e Gestão Democrática (todos têm direito ao pensamento e a vida).

Durante o mês de março, os alunos deverão participar de exposições e eventos paralelos às conferências da ONU. Além dos livros sobre biodiversidade e biossegurança professores e alunos contarão com outra peça de apoio. São peças teatrais com roteiros que seguem os padrões dos materiais da EDADISREVIDOIB! e que deverão ser utilizados como forma de preparar a meninada.

Voltar ao topo