Professores da Unioeste divulgam estudos sobre educação e democracia

O curso de Mestrado em Educação da Unioeste foi aprovado no segundo semestre do ano passado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela formulação de políticas para a área de pós-graduação das instituições de ensino superior. O mestrado está vinculado ao curso de Pedagogia do campus de Cascavel.

Um dos fatores que contribuíram para a aprovação do programa de pós-graduação está vinculado à consolidação dos grupos de pesquisa formados pelos professores e acadêmicos do curso. Este processo tem levado à produção de estudos e pesquisas no campo da Educação, atendendo demandas e necessidades das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

Obras ? A coletânea ?Estado, Desenvolvimento, Democracia e Políticas Sociais? foi organizada por Roberto Antonio Deitos e Rosa Maria Rodrigues. A obra é um dos resultados do projeto de cooperação interinstitucional intitulado ?Educação e formulação de subsídios, estudos e avaliação em políticas sociais: uma contribuição para o desenvolvimento regional?, envolvendo, entre 2001 a 2006, a Unioeste e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

As atividades oriundas do projeto de cooperação possibilitaram o doutoramento de professores da Unioeste e a integração das instituições, grupos de pesquisas e pesquisadores através de intercâmbio acadêmico, culminando com a realização de seminários temáticos e reuniões de grupos de pesquisas das instituições envolvidas.

Já o livro ?Políticas educacionais do Estado do Paraná: qual democracia?? analisa os processos de democratização e democracia que subsidiaram a implantação e implementação das políticas educacionais no Brasil e, em particular, no Estado do Paraná. Os artigos que compõem a obra resultam de investigações desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa em Gestão Escolar (GPGE), a partir da pesquisa ?A concepção de descentralização nas políticas educacionais do Estado do Paraná nas décadas de 1980 e 1990?, financiada pela Fundação Araucária.

Maria Dativa de Salles Gonçalves, professora da Universidade Federal do Paraná, em texto de apresentação da obra, destaca que ?o método de análise dos temas abordados tem garantida sua cientificidade, visto que as políticas educacionais são abordadas considerando-se suas determinações gerais, numa relação totalidade-parte, o que acarreta uma compreensão histórica que acolhe a contradição e o movimento, presentes nos fenômenos educacionais estudados?.

Outras informações sobre as obras podem ser obtidas junto a Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Edunioeste), pelo (45) 3220-3026 ou 3220-3027 e no endereço editora@unioeste.br.

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