PRF promove evento para conscientizar motoristas

Conscientizar os profissionais do volante, principalmente os caminhoneiros, sobre a importância de cuidar da própria saúde. Esse foi o principal objetivo do 6.º Comando Médico da Polícia Rodoviária Federal (PRF), promovido ontem, no quilômetro 62 da BR-277, na Região Metropolitana de Curitiba. Cerca de oitenta motoristas se submeteram a testes gratuitos de medição da pressão arterial e taxa de glicemia, entre outros.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego no Paraná, Joseph Kayal, que é médico da PRF, a grande maioria dos motoristas profissionais possuem um ritmo de vida irregular e se sentem estressados. Para conseguir cumprir com seus horários, não dormem o suficiente e se alimentam mal.

Por passarem muito tempo sentados ao volante, acabam levando uma vida sedentária e desenvolvendo uma série de problemas de saúde. Os principais são: diabete, varizes, febre reumática (causada por bactérias), pressão alta e problemas cardíacos. “Problemas de saúde podem afetar o ato de dirigir”, alerta Joseph. “Muitos motoristas com problemas como pressão alta e diabetes, por exemplo, tomam medicamentos que interferem em seus reflexos. Como eles não dormem e não se alimentam direito, podem ter um mal súbito ao volante, perder o controle do veículo e mesmo causar acidentes de grandes proporções.”

O uso de antialérgicos e tranqüilizantes também podem interferir no bom desempenho dos motoristas. Outro perigo citado pelos profissionais de saúde que participaram do Comando é o uso dos chamados rebites, que nada mais são do que medicamentos estimulantes que alguns motoristas utilizam para não sentir sono. Como outras categorias de remédios, os rebites podem alterar as funções orgânicas de quem dirige, gerando acidentes.

Participaram do Comando, além de policiais rodoviários federais, integrantes das secretarias municipais da Saúde e de Esporte e Lazer. Iniciativas parecidas com essa foram desencadeadas pela PRF em outras regiões do País.

Voltar ao topo