Previdência precisa alcançar mais 27 milhões de brasileiros, diz Lando

O ministro da Previdência, Amir Lando, defendeu na segunda-feira (6) a inclusão de um maior número de pessoas no sistema previdenciário para melhorar a qualidade de vida da população. Lando afirmou que o sistema protege o segurado e sua família, quando ele não consegue mais ganhar o próprio sustento, em função da idade, acidente, doença ou maternidade. O ministro participou da abertura do seminário internacional Inclusão Previdenciária, que acontece até hoje (7), em Recife.

A proposta do evento, que reúne especialistas do Brasil e da América Latina, é definir estratégias para aumentar o número de contribuintes. Para o ministro, o desafio do evento é encontrar novas propostas para contemplar as 27 milhões de pessoas que ainda não possuem a cobertura dos serviços. Atualmente cerca de 78 milhões de brasileiros têm direitos garantidos pelo regime de previdência social.

Dados do IBGE indicam que o estado com maior número de segurados é Santa Catarina, onde 75% dos habitantes têm benefício previdenciário. Em último lugar está o Pará com apenas 38% da população.

Entre as iniciativas para ampliar o número de pessoas beneficiadas pela previdência está o projeto de lei complementar 210, que deve ser aprovado pelo Congresso Nacional no primeiro semestre de 2005. A idéia é que os contribuintes individuais com ganhos de até um salário mínimo paguem à previdência uma alíquota de 11%, ou seja, R$ 28,60.

Voltar ao topo