Prévia do IGP-M tem a menor alta em 5 meses

Rio – Na primeira prévia de fevereiro, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu 0,03%, a menor taxa em cinco meses e muito abaixo do resultado de igual prévia no mês passado (0,40%). O resultado, anunciado hoje (10) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), surpreendeu o mercado financeiro, que esperava alta mais intensa, entre 0,05% a 0,22%. O indicador, usado para reajustar o preço do aluguel, foi beneficiado por quedas importantes nos preços dos alimentos, tanto no atacado quanto no varejo.

Para o coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros, a taxa menor na primeira prévia de fevereiro, que abrange o período de 20 a 30 de janeiro, foi uma excelente notícia. "Isso comprova que as elevações de preços em janeiro eram passageiras e sazonais", afirmou. Na avaliação do economista, a primeira prévia também demonstra que o fechamento do índice em fevereiro deve ser "bem menor" do que o IGP-M de janeiro (0,92%).

Ao comentar sobre o bom cenário da inflação, Quadros destacou o papel importante do setor de alimentos para segurar as elevações de preços. No atacado, os preços caíram 0,06% na primeira prévia de fevereiro, ante alta de 0,43% na prévia de janeiro, graças à deflações importantes, tanto nos alimentos in natura (-3,38%) quanto nos alimentos processados (-1,26%). "Essa desaceleração, essa queda nos preços dos alimentos é generalizada", disse o economista. Um dos destaques, no setor de alimentação, foi comportamento do preço da soja, que passou de elevação de 5,74% na primeira prévia de janeiro para queda de 1,60% na primeira prévia de fevereiro.

Além da influência importante no atacado, os alimentos também derrubaram os preços no varejo: a inflação ao consumidor subiu apenas 0,13% na prévia anunciada hoje, menos da metade do aumento registrado em igual prévia em janeiro (0,41%). Os preços dos alimentos passaram de elevação de 0,59% para queda de 0,83%, da prévia de janeiro para a primeira prévia em fevereiro, beneficiados por forte deflação em hortaliças e legumes (-4,36%)

Já os preços na construção civil aceleraram, passando de 0,13% para 0,35, da prévia de janeiro para a anunciada ontem. Até a primeira prévia de fevereiro, o IGP-M acumula elevações de 0,95% no ano e de 1,47% em 12 meses.

Voltar ao topo