Presos de Cascavel terão assistência odontológica gratuita

A Secretaria da Justiça e da Cidadania e o curso de Odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) firmaram convênio que prestará assistência gratuita a presos da Penitenciária Industrial de Cascavel. "Essa é mais uma forma de o Governo do Estado melhorar as condições do Sistema Penitenciário, por meio da inclusão social", esclareceu o secretário Aldo Parzianello.

De acordo com a coordenadoria do curso, na fase inicial do programa, quatro alunos do último ano de Odontologia realizarão atendimento geral aos internos. "Na medida em que houver maior necessidade da prestação de serviços, serão inseridos outros estagiários no atendimento", explicou o coordenador do projeto, Alexandre Almeida Webber, que atua há três anos como dentista daquela penitenciária.

Conforme avaliação de Webber, a maioria dos internos apresenta graves problemas da saúde bucal. "A iniciativa de promover assistência odontológica tem possibilidade de melhorar sensivelmente o problema e permite até dar maior dignidade ao preso", concluiu o dentista.

A estimativa dos participantes do projeto é de que atendimento inicie em março, logo após os alunos retornarem às aulas e realizarem o cadastramento.

Outros convênios

No ano passado, a Secretaria da Justiça firmou convênios com diversas instituições de ensino superior da capital e interior do Estado. A maioria delas tem como objetivo prestar assistência jurídica gratuita a presos e seus familiares, no "Projeto Adoção". Estagiários de cursos de Direito, sob supervisão de professor são encarregados de realizar a revisão das penas e orientar os familiares no andamento do processo. Outras faculdades estenderam os serviços para as áreas de saúde, assistência social, psicológica e técnica.

Voltar ao topo