Presidentes sul-americanos discutem segurança energética

Quatro chefes de Estado sul-americanos discutem hoje a segurança energética na região e os efeitos para o subcontinente da recente decisão do governo boliviano de nacionalizar as reservas de petróleo e gás natural do país. O encontro começa às 11 horas na cidade argentina de Puerto Iguazú.

Participam os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, da Venezuela, Hugo Chávez, da Bolívia, Evo Morales, e da Argentina, Néstor Kirchner. O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, faz parte da comitiva brasileira.

Lula chega a Puerto Iguazú pouco antes da reunião. O embarque para o país vizinho ocorre às 8 horas na Base Aérea de Brasília, logo após passar o cargo ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que assume a Presidência da República por um período de 10 horas. A reunião dos quatro mandatários da América do Sul segue até às 14 horas, quando o anfitrião, Néstor Kirchner, oferece almoço aos participantes do encontro. Em seguida, Lula e comitiva deixam a cidade com destino a Brasília, onde devem desembarcar às 18 horas.

Voltar ao topo