Presidentes de CPIs se reúnem para definir como será apreciado relatório

O presidente da Comissão Parlamentar Mista que investiga possíveis irregularidades nos Correios (CPI dos Correios), senador Delcídio Amaral (PT-MS), está reunido neste momento com o presidente da Comissão Parlamentar Mista que investiga a possível compra de votos (CPI da Compra de Votos), senador Amir Lando (PMDB-RO), e com o relator da comissão, deputado Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG).

Antes de entrar na reunião, Delcídio disse que ainda não é certo que a apreciação do relatório parcial das duas comissões seja feita separadamente. "Isso não está decidido, vamos analisar agora", afirmou. O vice-presidente da CPI dos Correios, seputado asdrúbal Bentes (PMDB-PA) havia informado que cada comissão analisaria o documento separadamente, para evitar problemas regimentais.

Delcídio Amaral criticou o vazamento do relatório, divulgado ontem pela TV Globo. "Vou procurar saber o que aconteceu, mas não é o primeiro caso e acredito que não será o último", afirmou. Ele destacou, porém que o vazamento não invalida as informações. "Isso não pode prejudicar de maneira nenhuma, porque se essa tese de o vazamento prevalecer, quer dizer que nenhum relatório presta mais".

Para o senador, é importante acabar com esse tipo de procedimento, ainda que o vazamento não invalide as informações. "Temos que abortar essa questão de vazamentos. Isso é absolutamente fundamental, mas querer invalidar um relatório por causa disso, aí não", disse.

O deputado Abi-Ackel também criticou o vazamento de informações, mas disse que acredita que isso não prejudica. "É um ato de grande deselegância com os deputados e senadores".

Voltar ao topo